SOCIAL

Procon-MA orienta para compras de fim de ano

Consumidor deve ficar atento para não ser enganado

No final do ano as relações de consumo são mais intensas e, com isso, é necessário que os consumidores fiquem atentos para algumas dicas de economia e planejamento para começar 2019 sem problemas.  O Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor (Procon/MA) elaborou recomendações importantes para a hora das compras.

13º salário – A tendência é que as compras aumentem com o 13° salário. Por isso, os consumidores devem ter cautela ao utilizar o saldo extra. Comprar de forma consciente e quitar dívidas são boas alternativas!

Pesquisa de preços – Pesquisar antes da compra é fundamental. Assim, o consumidor pode comparar as ofertas e ter pleno controle sobre o seu dinheiro.

Superendividamento – É importante ficar atento para não começar o próximo ano endividado. Evitar o parcelamento excessivo e prestações muito altas é fundamental. Assim, você não compromete seu planejamento para o ano que vem.

Publicidade enganosa –  As publicidades enganosas são cada vez mais frequentes. Por isso, é preciso estar atento aos preços ofertados e às formas de pagamento.

Compras pela internet – Ao comprar fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, catálogos e etc.), após o recebimento do produto, o consumidor tem direito ao arrependimento da compra em até 7 dias, sem a necessidade de motivação específica. Os custos de reenvio de produtos deverão ser arcados pela empresa.

Denúncia – Caso se sinta lesado, é importante que o consumidor formalize uma denúncia junto ao Procon/MA. Para isso, é importante salvar ou imprimir os documentos que demonstrem a oferta, confirmação do pedido e a compra, como nota fiscal ou fotos. Os consumidores poderão registrar reclamação através do site, do aplicativo do órgão ou em uma das unidades espalhadas pelo estado.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS