SOCIAL

Procon-MA orienta para compras de fim de ano

Consumidor deve ficar atento para não ser enganado

No final do ano as relações de consumo são mais intensas e, com isso, é necessário que os consumidores fiquem atentos para algumas dicas de economia e planejamento para começar 2019 sem problemas.  O Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor (Procon/MA) elaborou recomendações importantes para a hora das compras.

13º salário – A tendência é que as compras aumentem com o 13° salário. Por isso, os consumidores devem ter cautela ao utilizar o saldo extra. Comprar de forma consciente e quitar dívidas são boas alternativas!

Pesquisa de preços – Pesquisar antes da compra é fundamental. Assim, o consumidor pode comparar as ofertas e ter pleno controle sobre o seu dinheiro.

Superendividamento – É importante ficar atento para não começar o próximo ano endividado. Evitar o parcelamento excessivo e prestações muito altas é fundamental. Assim, você não compromete seu planejamento para o ano que vem.

Publicidade enganosa –  As publicidades enganosas são cada vez mais frequentes. Por isso, é preciso estar atento aos preços ofertados e às formas de pagamento.

Compras pela internet – Ao comprar fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, catálogos e etc.), após o recebimento do produto, o consumidor tem direito ao arrependimento da compra em até 7 dias, sem a necessidade de motivação específica. Os custos de reenvio de produtos deverão ser arcados pela empresa.

Denúncia – Caso se sinta lesado, é importante que o consumidor formalize uma denúncia junto ao Procon/MA. Para isso, é importante salvar ou imprimir os documentos que demonstrem a oferta, confirmação do pedido e a compra, como nota fiscal ou fotos. Os consumidores poderão registrar reclamação através do site, do aplicativo do órgão ou em uma das unidades espalhadas pelo estado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias