MARANHÃO

Compras de Natal e Ano Novo ficarão para últimas horas

Mais de 9 milhões de consumidores devem deixar para fazer as compras bem perto no Natal e do Ano Novo, diz pesquisa da CNDL, alimentando o velho hábito de deixar tudo para depois

A fama do brasileiro é de sempre deixar tudo para última hora. Com as compras de fim de ano não é diferente. O cenário de todos os anos é igual: presa, longas filas, espera, estresse… Dados apurados em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estimam que 9,3 milhões de pessoas pretendem realizar as compras de Natal apenas nesta semana que antecede a comemoração, o que representa 8% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano. O percentual é similar com o observado no Natal do ano passado, que estava em 9%.

“Não dá tempo durante a semana porque trabalho o dia todo. E nesse período de festas tenho muitas encomendas. Então, tenho que aproveitar as oportunidades. Sair para comprar roupas ou presentes, só mesmo mais lá  para a frente”, comenta a doceira Silvana Maria Campos, autônoma.

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Para quem também é comerciário, como Cláudia Ferreira,  e depende da clientela para ganhar boas comissões, tempo é o que falta. “Nesse período a gente trabalha de domingo a domingo. Lá em casa, o marido diz que é ‘casa de ferreiro, espeto de pau’, para lembrar que eu vendo para os outros e não tenho tempo de comprar para mim (risos)”.

De acordo com a pesquisa,  entre os que adiaram as compras natalinas para a última hora, a principal justificativa é a espera por promoções relâmpagos (55%) que podem ajudar a economizar na aquisição de presentes. Outros 22% estão aguardando o pagamento da segunda parcela do 13º salário, enquanto 14% alegam falta de tempo para procurar todos os presentes da lista. Há ainda 14% de entrevistados que admitem falta de organização e 5% que culpam a preguiça de fazer compras, deixando a tarefa para o limite da data comemorativa. A pesquisa também mostra que apenas 2% dos entrevistados vão adiar as compras natalinas para janeiro de 2019, preferindo aproveitar as liquidações de início de ano.

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, deixar as compras de Natal para a última hora é uma atitude equivocada para quem pretende economizar. “É uma ilusão esperar que as lojas venham a oferecer grandes promoções faltando poucos dias para o Natal. As liquidações mais vantajosas costumam ocorrer após a virada do ano.

Se o consumidor deixa para comprar muito em cima da hora, acaba não tendo tempo para pesquisar preços em diferentes lojas ou encontrar opções de produtos mais baratas. Além disso, com as lojas cheias, os produtos mais baratos acabam mais cedo nos estoques. Há o risco de o consumidor não encontrar o presente desejado e ter que optar por algo mais caro, comprometendo o orçamento”, alerta a economista.

A pesquisa também mostra que, neste ano, mais brasileiros devem se auto presentear. Na comparação com 2017, passou de 47% para 54% o percentual de consumidores que devem comprar presentes para si.

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