Foto: Reprodução

A partir de agosto, aposentados e pensionistas começarão a receber a primeira parcela antecipada do 13º salário. O depósito feito entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro, será realizado junto com a folha mensal de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de acordo com a tabela de Pagamentos de Benefícios 2018.

Os beneficiários da primeira parcela do 13º, são os que durante o ano, receberam benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. Aqueles que recebem benefícios assistenciais, como Benefício de prestação continuada e renda mensal vitalícia, não têm direito ao abono anual.

A estimativa é que cerca de R$ 20,6 bilhões movimentem a economia nos meses de agosto e setembro. Aproximadamente 30 milhões de aposentados e pensionistas serão beneficiados com a primeira parcela do abono anual. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro de 2018. O valor, nesse caso será calculado proporcionalmente.

Não haverá desconto de Imposto de Renda nessa primeira parcela, que será cobrado apenas em novembro e dezembro, quando for paga a segunda parcela.