CUIDADOS

Natal e Ano Novo em segurança: veja recomendações da DGS para festas de fim de ano

Em casos de existirem sintomas, procure atendimento imediato.

(Foto: Reprodução)

Para celebrar as festas de Natal e Ano Novo com segurança a Direção-Geral da Saúde dá sete recomendações e medidas de precaução. A atual situação pandêmica implica que todos ainda pensem sobre o risco a que podem estar expostos nas suas atividades diárias, por isso não vamos descuidar.

Já que as festividades são marcadas pelo convívio social, da aproximação das pessoas, e do contato físico, a DGS apela a que sejam adotadas as seguintes “medidas de proteção”.

1 AGENDE A VACINAÇÃO (PARA OS NÃO VACINADOS)

Para quem ainda não foi inoculado contra a covid-19, a Direção-Geral da Saúde dá uma recomendação clara: “agende a sua vacinação”. Dados científicos mostram que “a vacina é a medida mais eficaz para reduzir as complicações associadas à infeção” pelo novo coronavírus, justifica a autoridade de saúde.

2 FAÇA TESTES

É importante a realização de testes para covid-19, nomeadamente os rápidos de antígeno, normalmente feitos em farmácias ou em laboratórios; ou os autotestes, vendidos em supermercados ou para farmácias.

3 FESTEJE COM PESSOAS DA MESMA BOLHA

É recomendado fazer as festas de Natal e Ano Novo com grupos de pessoas mais pequenos e, “idealmente, pertencentes à mesma bolha familiar/social”, para haver um risco menor.

4 ESCOLHA ESPAÇOS AMPLOS E VENTILADOS

Além de passar as festividades com um núcleo de pessoas mais pequeno e familiar, a autoridade de saúde lembra que é também aconselhável escolher espaços amplos e assegurar que estão ventilados.

5 MANTENHA O DISTANCIAMENTO

A partilha de momentos em que se consomem alimentos e bebidas pode ser feita com o devido distanciamento entre os convidados. Isto pode ser feito utilizando mais do que uma mesa, por exemplo, para espaçar mais os lugares e distribuir melhor as pessoas.

6 USE MÁSCARA

A DGS lembra ainda que a máscara deve ser mantida sempre que não se estiver comer ou a beber, “e particularmente na presença de pessoas mais vulneráveis, que devem ser ainda mais protegidas”.

7 ESTEJA ATENTO AOS SINTOMAS

Fique atento ao aparecimento de sintomas de covid-19, tais como febre, tosse, dores de cabeça, dores musculares, dificuldade respiratória, perda do olfato ou do paladar.

No caso de existirem sintomas, a pessoa deve isolar-se e procurar atendimento adequado – e imediato – e locais apropriados.

Sair da versão mobile