DICAS

8 alertas para a saúde das mulheres na pandemia

Uma pesquisa revelou que as mulheres foram as mais afetadas emocionalmente durante o isolamento

Autor: Element5 Digital / Fonte: Unsplash.com

Para a maioria das mulheres brasileiras, ser multitarefa é uma característica comum. As atividades que antes já eram muitas, agora, ganham o peso da pandemia. Além da parte profissional que exige muita dedicação, há ainda o trabalho em casa, o acompanhamento dos filhos nas aulas à distância, os cuidados da casa e da alimentação da família, compras do mês. Tudo isso sem se esquecer de cuidar de si mesma. E mesmo para aquelas que vivem sozinhas, os desafios não são menores!

Com tantas atribuições, não é difícil ver mulheres negligenciarem a atenção com a própria saúde. Uma pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), mostrou que as mulheres foram as mais afetadas emocionalmente durante a pandemia, respondendo por 40,5% de sintomas de depressão, 34,9% de ansiedade e 37,3% de estresse.

No Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) se dedica há anos a estudos e pesquisa sobre a saúde em geral, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da mudança de hábitos e adoção de um estilo de vida mais saudável, focado na prevenção. Um das campanhas mais recentes da instituição é “Mulher por Inteiro“, que trata especificamente sobre a saúde feminina.

Para te ajudar, O Imparcial fez uma lista com os principais alertas do LAL para as mulheres manterem sua saúde física e mental em dia. Confira!

Próxima »1 / 9
Sair da versão mobile