HERÓI DA BALAIADA

Sexta Afrocultural homenageia negro Cosme

O objetivo da Sexta Afrocultural é criar o Circuito Afrocultural na área que compreende o complexo de fortalecimento etno

Praça da Liberdade, local do evento - (foto: reprodução)

Nesta sexta-feira (29), a partir das 18h, a Praça da Liberdade vai ser tomada por uma celebração em memória a Negro Cosme, pela passagem do dia estadual que celebra aquele que é considerado o herói da Balaiada. O evento é promovido pelas secretarias de Estado da Igualdade Racial (SEIR) e da Cultura (SECMA).

O objetivo da Sexta Afrocultural é criar o Circuito Afrocultural na área que compreende o complexo de fortalecimento etno, ampliando e reafirmando as políticas de promoção da igualdade racial do governo do Maranhão, formado pela Museu da Cafua, a Praça da Liberdade e a Casa Negro Cosme (sede da SEIR), ao final da rua do Giz, ao lado do Convento das Mercês.

A Sexta Afrocultural vai contar com apresentações do tambor de crioula Arte Nossa, bumba-meu-boi Fruto da Raça e show musical de Roberto Ricci.

“Promover a cultura negra em nosso estado em todos os seus sentidos é sinônimo de valorização da memória dos povos africanos que muito contribuíram para a formação do estado do Maranhão”, explica o secretário de Estado da Igualdade, Gerson Pinheiro.

O evento possibilitará a realização de diversas atividades, desde a ampliação da visitação à Cafua das Mercês, que, restaurada em 2019 pelo Governo do Maranhão, está aberta à visitação, contando a história dos negros por meio da exposição de obras de arte e objetos da época da escravidão e artefatos das religiões de matriz africana.

SERVIÇO

Data: 29 de setembro de 2023

Programação:
18h30 – Tambor de Crioula Arte Nossa
19h30 – Bumba Meu Boi Fruto da Raça
20h30 – Show musical Roberto Ricci

Local: Praça da Liberdade (ao lado da SEIR – Casa Negro Cosme – Rua do Giz), próximo ao Convento das Mercês

Com informações da Ascom da SEIR

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias