ELEIÇÕES 2022

Nova pesquisa Econométrica/O Imparcial mantém previsão de vitória de Brandão no 1º turno

Segundo pesquisa, Carlos Brandão vence no primeiro turno e, no segundo lugar, o candidato Lahesio Bonfim.

A solenidade será conduzida pelo próprio Brandão. (Foto: Divulgação)

A dois dias das eleições para o maior cargo do executivo do Maranhão, a  nova pesquisa Econométrica/Imparcial, divulgada nesta quinta-feira (29), reafirma que o governador Carlos Brandão (PSB) vence no primeiro turno na eleição para governador do Maranhão.

Em primeiro lugar, com 47,4%, aparece Brandão, seguido por Lahesio Bonfim (PSC) com 20,6%, em segundo. Weverton Rocha (PDT) com 19,9% em terceiro lugar seguido de Edivaldo Holanda Jr (PSC) com 3,1%, em quarto lugar.

Em quinto, aparece Prof Joás Moraes (DC) com 0,2%. Os demais candidatos aparecem com 0,1% nas intenções de votos.

Na pesquisa, realizada entre os dias 23 e 27 de setembro de 2022, foram feitas 1.500 entrevistas. O erro amostral foi de 2,5%, com um intervalo de confiança de 95%. Número de identificação: MA-01620/2022.

O candidato Weverton Rocha aparece com 19,9% em terceiro lugar, e é seguido de Edivaldo Holanda Jr com 3,1%, em quarto lugar. Em quinto, aparece Prof. Joás Moraes com 0,2%. Os demais candidatos aparecem com 0,1% nas intenções de votos.

Considerados apenas os votos válidos, a pesquisa aponta segundo turno entre Carlos Brandão e Lahesio Bonfim. Brandão tem 51,8% dos votos válidos, para os 22,5% de Lahesio Bonfim e 21,8% de Weverton Rocha.

Segue Edivaldo Holanda Jr com 3,4% e Prof Joás Moraes com 0,2%. Os demais candidatos mantêm 0,01% nas intenções de voto.

Pesquisa dos cenários

Já em um primeiro cenário de um segundo turno na eleição para governador do Maranhão em confronto entre o governador Carlos Brandão e o senador Weverton Rocha, a pesquisa mostra que o pesebista Brandão venceria com 53,7% dos votos contra o pedetista Weverton com 31,9%.

A pesquisa revela ainda que 9,1% não votariam em nenhum deles e que 5,3% não sabem/não responderam em quem vão votar.

Para segundo cenário, a pesquisa também mostra os resultados caso haja um confronto no segundo turno entre Carlos Brandão e Lahesio Bonfim. Brandão pontuaria em primeira colocação com 58,4% contra 29,6% de Lahesio. Nenhum deles registrou 6,5% e não sabe/não responderam registrou 6,5%.

Em uma terceira hipótese de um segundo turno para governador do Maranhão em um confronto entre Weverton Rocha e Lahesio Bonfim, Weverton Rocha venceria com 41,1% sobre Lahesio Bonfim com 33,4%. Não votaria em nenhum deles registrou 15,3%  e 10,2% não sabe/não responderam.

Números da rejeição

Candidato Lahesio Bonfim aparece em primeiro lugar nas pesquisas com maior índice de rejeição. O candidato tem 27,7 de rejeição do eleitorado maranhense.

Em segundo lugar, aparece Weverton Rocha, com 26,9%. Já o candidato Carlos Brandão tem 23,9% de rejeição, ficando em terceiro lugar. A pesquisa mostra Edivaldo Holanda Jr em quarto lugar, com 14,0% de rejeição.

Os outros candidatos são: Simplício Araújo com 7,5%, depois Hertz Dias com 7,4%, Enilton Rodrigues com 2,9%, Frankle Costa com 2,7% e Prof Joás Moraes com 2,6%.

Corrida para o Senado

A pesquisa estimulada Econométrica/O Imparcial, também quis saber a seguinte situação: “Se a eleição para Senador fosse hoje e se os candidatos fosses estes, em quem o sr(a) votaria?”.

Neste cenário, o ex-governador Flávio Dino venceria com 57,3% das intenções de voto, seguido do senador Roberto Rocha (PTB) com 28,9% e, em terceiro lugar, ficaria o Pastor Ivo Nogueira com 2,1%.

Já a quilombola Antonia Cariongo, única mulher a concorrer à vaga ao senado federal neste pleito, ficaria na quarta colocação com 0,3% e Saulo Arcangeli na quinta posição, com 0,2%.

Um total de 4,9% respondeu que não votariam em nenhum deles e não sabe/não responderam pontuou 6,4%.

Índice de rejeição para o senado

Já o índice de rejeição para o senado federal revelou como os eleitores reagiram ao serem questionados: “Se a eleição para senador fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em qual deles o(a) sr(a) NÃO votaria de jeito nenhum?”.

Pesquisa mostrou o senador Roberto Rocha com 31,4% de rejeição, seguido do ex-governador Flávio Dino com 27,9%, e, em terceiro, o pastor Ivo Nogueira com 20,7%.

Já Antonia Cariongo aparece com 9,4% e Saulo Arcangeli com 6,3%. Não votaria neles registrou 5,5% e não sabe/não respondeu 16,1%.

Sair da versão mobile