JOVENS

Três estudantes maranhenses são selecionados para Parlamento Jovem Brasileiro

Ao todo, 78 estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio de todo o país foram selecionados pela Câmara dos Deputados para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2015.

Três estudantes de escolas públicas estaduais foram selecionados para representar o Maranhão no Parlamento Jovem Brasileiro 2015 (PJB 2015), promovido pela Câmara dos Deputados. Os maranhenses irão participar de uma jornada de simulação parlamentar, no mês de setembro, no Congresso Nacional, em Brasília.
Pelo estado foram selecionados Bruno de Sousa Nolêto, do Centro de Ensino Epitácio Pessoa, localizado no município de Paraibano, 1º lugar; Leonardo Castro Almeida, do Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, de São Luís, 2º lugar; e Giorgia de Andrade Brito, do Centro de Ensino Presidente José Sarney (Bacabal), 3º lugar.
Ao todo, 78 estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio de todo o país foram selecionados pela Câmara dos Deputados para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2015. No período de 20 a 25 setembro os estudantes serão diplomados como Deputados(as) Jovens e tomarão posse em uma sessão solene realizada no Plenário Ulysses Guimarães. Investidos de um mandato legislativo de uma semana, formarão uma mesa diretora própria e também comissões temáticas.
“O Governo Flávio Dino vem mobilizando as escolas para que criem condições que possibilitem os jovens a serem protagonistas e participativos e agentes de transformação da sociedade. Por isso, trabalhamos no sentindo de incentivar e fomentar a criação dos grêmios estudantis nas escolas e estimular a participação de nossos estudantes em programas como o Parlamento Jovem Brasileiro”, destaca a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres.
Doze projetos maranhenses foram pré-selecionados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para o PJB. Dessa lista, a Câmara selecionou três. Entre os projetos do Maranhão, o de Bruno de Sousa Noleto, dispõe que o político tenha um nível de escolaridade determinado e o de Giorgia de Andrade Brito, do Centro de Ensino Presidente José Sarney, de Bacabal, determina a construção de berçário em instituições de ensino público para mães solteiras adolescentes de baixa renda.
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias