ECONOMIA

Subsídio à energia alternativa depende da capacidade do governo, diz Levy

Apesar de ter mencionado a possibilidade de subsídios para energias alternativas, ele afirmou que também nesses modos de geração é preciso buscar maior eficiência

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nesta quinta-feira, 13, que a questão de subsídios para energia alternativa no Brasil depende da capacidade financeira do governo. “Quanto vamos dar de subsídio para a energia alternativa vai depender da capacidade de dar subsídios, que neste momento não é das mais extensas”, afirmou. A declaração foi dada durante painel no lançamento da Carta Aberta ao Brasil sobre Mudança do Clima, em evento promovido pelo Instituto Ethos.
Segundo Levy, o tema da mitigação dos efeitos climáticos e combate ao aquecimento global será cada vez mais importante. “O Brasil tem uma posição privilegiada, mas se não continuar melhorando, fica para trás”, apontou. Ele lembrou do recente acordo sobre o tema entre o Brasil e os Estados Unidos, assinado durante visita da presidente Dilma Rousseff ao país. Em relação às metas de redução da emissão de gases do efeito estufa, ele comentou que o compromisso firmado é “desafiador, mas realista”.
Levy disse que a estratégia do Brasil é usar suas vantagens comparativas, explorando de maneira sustentável as florestas e também relacionadas à produção agropecuária. Ele afirmou que este ano o governo elevou a tributação sobre combustíveis, que em última instância é uma “taxa de carbono”, e também aumentou a combinação de álcool na gasolina.
Apesar de ter mencionado a possibilidade de subsídios para energias alternativas, ele afirmou que também nesses modos de geração é preciso buscar maior eficiência. O ministro da Fazenda citou o caso da energia solar, afirmando que ainda está em estudo se é melhor ter grandes usinas geradoras em áreas de alta insolação perto de redes de transmissão ou se o ideal seria ter pequenas placas voltaicas em cada casa.
O ministro disse também que uma melhora na matriz energética do Brasil não é incompatível com o atual ciclo econômico. “Eu acho que o Brasil tem um papel importante nessa área (mudanças climáticas) de uma maneira compatível com o crescimento e econômico, usando novas tecnologias, criando riquezas e aproveitando bem as nossas florestas”, disse.
Ele lembrou que na próxima semana o Brasil recebe a visita da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, que, segundo o ministro, também tem um compromisso com as questões climáticas.
Inovação
Levy disse também no evento que no Brasil não falta apoio para inovação e que o Programa de Sustentação de Investimentos (PSI) ainda tem taxas competitivas, que são quase a metade da inflação atual.
Questionado pelo mediador do evento sobre como os bancos públicos e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderiam ajudar nas questões climáticas, Levy nem esperou ele terminar a pergunta e disse que essas instituições “vão bem, estão disciplinadas”.
“Não é por causa disso que no Brasil tem menos (estímulo à inovação). Há maneiras eficientes de usar instrumentos públicos para competitividade, tecnologia. Resíduo sólido, por exemplo, é um setor que envolve tecnologia. Para coisa boa nunca falta dinheiro e vontade dos empresários brasileiros”, comentou.
Levy disse que as empresas também precisam investir e não podem ficar dependentes do governo. “O caminho não é esperar que o governo vai fazer um ‘chuveirinho’ de dinheiro”, afirmou. Ele ressaltou que não vai faltar crédito para inovação nessa área ambiental, apesar de as taxas de juros terem subido.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias