POLÍTICA

Quem te representa? Teste compara ações dos deputados à opinião do eleitor

O sistema calcula uma porcentagem de compatibilidade e ainda detalha qual o voto de cada de deputado em cada pauta.

Foto: correio braziliense.


correio braziliense

O congresso nacional reúne os deputados e senadores

Depois das eleições, você já se perguntou como o seu deputado vota nos projetos de lei e se ele representa os seus interesses? Pensando nisso, um grupo da Universidade Federal de Campina Grande criou um site que analisa a compatibilidade política entre você e os deputados eleitos. No Quem me representa?, você dá a sua opinião sobre temas das principais votações na Câmara Legislativa neste ano e recebe o ranking dos parlamentares de acordo com a afinidade nas votações.
O sistema calcula uma porcentagem de compatibilidade e ainda detalha qual o voto de cada de deputado em cada pauta. O ranking pode ser nacional ou local. Entre as votações analisadas estão a redução da maioridade penal, o financiamento privado das campanhas para partidos e candidatos e a terceirização, assuntos que causaram polêmica no Legislativo. Desde que entrou no ar, na última segunda-feira (3/8), o Quem me representa? superou 20 mil acessos.
Leia mais notícias em Política
O criador do projeto, Andryw Marques, explica que viu a necessidade de levar mais informação sobre a política para a população. Ele percebeu, nas eleições de outubro de 2014, um engajamento crescente com o assunto: “Nas redes sociais, vemos que a politização é cada vez maior, mas muitas pessoas se perguntam se realmente estão sendo representadas por candidatos que elegeram”.
Todos os dados foram retirados do site da Câmara dos Deputados, que disponibiliza detalhes sobre as votações. Marques criou um código para compilar todas essas informações e unificar a busca em um só sistema, prático e rápido, que ainda calcula a porcentagem de coincidência entra a sua opinião e o voto de cada candidato.
Os dados já haviam sido coletados por outro projeto do Laboratório Analytics, da UFCG. O site House of Cunha mostra um mapa de votações na Câmara para analisar quais deputados se afinizam nas votações. As ideias para os dois sites surgiram a partir do evento Hackfest, em que programadores e designers se reuniram, em maio, para colaborar no desenvolvimento de softwares.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias