PARTICIPAÇÃO

Deputados maranhenses são assíduos na Câmara Federal

Do total nacional, somente 44 deputados participaram de todas as sessões deliberativas, o equivalente a 67 dias. Vinte são calouros na Casa, ou seja, exercem o primeiro mandato federal

Foto: Divulgação.


Divulgação

Os deputados maranhenses mais assíduos foram Aluísio Mendes (PSDC) e Eliziane Gama (PPS)

Deputados maranhenses registram bastante assiduidade na Câmara Federal. Apesar de nenhum figurar na lista dos 44 mais assíduos, daqueles que não faltaram a nenhuma sessão, os maranhenses destacam-se pela intensa participação nos debates. De acordo com levantamento feito pela reportagem de O Imparcial, nesse primeiro semestre, o deputado com o maior número de faltas foi o novato Júnior Marreca (PEN), que teve um total de 18 ausências, todas elas justificadas.

O segundo lugar ficou com o deputado Waldir Maranhão (PP), que teve 15 faltas justificadas durante o primeiro semestre na Câmara dos Deputados. Os mais faltosos não chegam nem perto da deputada campeã de faltas da legislatura passada, Nice Lobão (DEM). A parlamentar faltou, em seu último mandato 222 vezes, uma média anual de 50 faltas. Os deputados maranhenses mais assíduos foram Aluísio Mendes (PSDC) e Eliziane Gama (PPS). Os dois registraram apenas 2 faltas em todo o semestre. E as duas ausências foram justificadas.
Nacional
Dos 513 deputados, apenas 8% compareceram a todas as sessões do primeiro semestre da nova legislatura. Entre 1º de fevereiro e 17 de julho, a presença dos parlamentares só foi exigida em 67 dias. Ainda assim, somente 44 deputados participaram de todas as sessões deliberativas. Entre eles, 20 são calouros na Casa e exercem o primeiro mandato federal.
Entre os campeões da assiduidade no primeiro semestre da atual legislatura, quatro tiveram 100% de presença nos quatro anos da legislatura passada.
Carlos Manato (SD-ES), Lincoln Portela (PR-MG), Pedro Chaves (PMDB-GO) e Tiririca (PR-SP) não faltaram a sequer uma sessão nos últimos quatro anos e mantiveram o desempenho no começo do atual mandato.
Sair da versão mobile