ALIADO

Líder do governo na Câmara diz que PMDB é aliado fundamental

Em nota divulgada hoje, o PMDB disse que a manifestação de Cunha expressa uma posição pessoal

Após o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciar seu rompimento político com o governo da presidente Dilma Rousseff e pedir que seu partido faça o mesmo, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse hoje  que o PMDB é importante e fundamental aliado.
Guimarães disse respeitar a decisão de Cunha, mas fez um apelo pela “impessoalidade” na condução da Câmara. Cunha acusa o governo de, em articulação com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, trabalhar para envolvê-lo nas investigações da Operação Lava-Jato, com o intuito de fragilizá-lo.
“O governo federal não tem e nem pode ter interferência alguma [nas investigações da Lava Jato], uma vez que as instituições funcionam dentro da legalidade. Não é o governo que fará juízo do que é certo ou errado nas investigações”, afirmou. “Respeito a decisão do presidente Eduardo Cunha, mas sabemos que o PMDB tem entre seus valores a defesa dos princípios do Estado de Direito, pautados pela impessoalidade e imparcialidade”, sustentou.
O peemedebista anunciou o rompimento com o governo e disse que, como político, vai tentar, no congresso do partido, em setembro, convencer a legenda a seguir o mesmo caminho. Cunha disse que, apesar da decisão, vai manter a condução da Câmara dos Deputados “com independência”.
A decisão foi motivada pela acusação feita pelo consultor Júlio Camargo, um dos delatores da Lava-Jato, em depoimento ao juiz Sérgio Moro, de que Cunha cobrou pessoalmente por uma dívida de US$ 5 milhões em propinas na contratação de um navio-sonda da Samsung-Mitsui pela Petrobras.
Em nota divulgada hoje, o PMDB disse que a manifestação de Cunha expressa uma posição pessoal, e toda e qualquer decisão partidária só pode ser tomada após consulta às instâncias diretórias do partido, que são a comissão executiva nacional, o conselho político e o diretório naciona
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias