OPINIÃO

Leia ‘ Avanços que têm mudado a educação pública do Maranhão’, do secretário Felipe Camarão

Há 12 meses fui oportunizado a estar à frente desta que é uma das áreas com o maior poder de transformar a vida das pessoas: a Educação

Governar para todos os maranhenses e promover uma política voltada para o desenvolvimento, a Justiça e a igualdade social. Estes são os princípios norteadores que há 26 meses guiam o trabalho executado pelo Governador Flávio Dino, na busca por um Estado que tenha consonância com as riquezas desta terra. Os esforços vêm de todas as áreas, e a educação, como prioridade, tem sido uma das linhas mestras adotadas para fazer o Maranhão avançar nos indicadores sociais.
. No dia 6 de março de 2016, fui nomeado secretário de Estado da Educação com a missão de trabalhar para a construção de uma política educacional baseada nos princípios da inclusão social, do respeito à diversidade, da formação integral, e da gestão participativa e democrática, que garanta o desenvolvimento integral dos estudantes maranhenses, com um ensino público de qualidade.
O principal eixo de nosso trabalho é o Programa ‘Escola Digna’, criado nos primeiros dias de 2015 como a macropolítica educacional que, durante todo este tempo, tem direcionado as ações desenvolvidas, com o intuito de garantir que a educação cumpra o seu papel primordial: a formação de cidadãos conscientes, livres e empoderados pelo direito de saber.
O programa vem ganhando destaque por desenvolver ações e realizar investimentos na educação básica, nunca vistos antes na história do Maranhão. Até o final deste primeiro semestre, contabilizaremos 574 intervenções em escolas estaduais. Um trabalho de grande impacto para uma rede abandonada por anos, com escolas que por 20, 30 anos ou mais, amargaram o esquecimento do Estado. Um verdadeiro trabalho de resgate à dignidade de estudantes e professores, com um ambiente adequado para a prática educativa.
Outro projeto que temos empenhado nossos esforços é a construção de prédios escolares próprios em municípios em que não há sequer um prédio do estado para este fim. A população de São João do Caru será a primeira a ser beneficiária e em breve outros municípios deixarão de amargar esta triste realidade de não ter uma escola.
Os investimentos avançam, ainda, na construção de escolas que estão sendo entregues aos municípios em substituição aos prédios de taipa e tantas outras estruturas improvisadas, por de estruturas de alvenaria, com conforto necessário para o processo de ensino e da aprendizagem. Até o momento, temos 37 escolas prontas e outras 61 que estão em construção. São mil alunos das redes municipais beneficiados em 81 municípios. O trabalho executado para contribuir com as redes municipais não para por aí. Estamos levando assessoria técnico-pedagógica aos municípios, com ações de formação e orientações sobre Avaliação da Aprendizagem e Organização Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, regularização de fluxo de milhares de crianças e jovens, ações que visam contribuir com a melhoria dos indicadores educacionais dessas redes.
Outra realidade que temos o orgulho de assistir é a dos nossos jovens viverem a experiência da Educação Integral, que finalmente chegou ao Maranhão. Este ano, chegamos ao número de 18 escolas de educação integral em funcionamento no estado, com a implantação de dois modelos que têm como referência, estados que conseguiram alavancar seus índices educacionais, com este formato de educação. De Pernambuco, trouxemos o projeto das unidades de ensino médio acadêmico, com 11 Centros de Educação Integral (Educa Mais) que entram em funcionamento nesta segunda-feira (6). Investimentos também na educação profissional, com a implantação dos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iemas), modelo de muito sucesso no Ceará e conduzido no estado pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti). Além disso, destacamos os Núcleos de Educação Integral em nove municípios do estado, que contribuirão para a inserção de milhares de crianças e jovens nos moldes da educação de tempo integral.
Em 26 meses de gestão do governador Flávio Dino, temos trabalhado incessantemente na execução de ações nas mais diversas áreas, como forma de oferecer suporte aos profissionais das escolas e garantir a oferta de uma educação pública de qualidade aos maranhenses. Apoio ao transporte escolar, regularização da merenda nas escolas, escolha democrática para diretores, formação de professores, concurso público, investimento em benefícios para professores – grandes protagonistas nesse nosso desafio de mudar o cenário educacional do Maranhão -, entre tantas outras, que têm nos mostrado, dia após dia, que estamos no caminho certo desta construção coletiva.
Os desafios são muitos, mas o objetivo é único: ter um Maranhão que ofereça dignidade e oportunidade ao seu povo.

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