assistência social

Novas unidades do Cras são inaugurados no MA

Ação visa ampliar os serviços de assistência social no estado

Reprodução

Representando o governador Flávio Dino, o secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim, inaugurou, no sábado (4), um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no município de Olinda Nova, na Baixada Maranhense. A obra, com investimentos de mais de R$ 300 mil, vai beneficiar cerca de 2 mil famílias com serviços de proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Na sexta-feira (3), o secretário de Estado de Igualdade Racial (Seir), Gerson Pinheiro, representou o governador na entrega do Cras para a população de Arari.

A inauguração dos novos Cras integra o programa do Governo do Maranhão que visa ampliar os serviços de assistência social no estado, assegurando apoio e direitos a quem sempre esteve excluído. O projeto de expansão dos serviços executados pelos Cras e Creas é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

Durante a inauguração do Cras em Olinda Nova, o secretário Márcio Jardim falou da satisfação em participar da inauguração e do aperfeiçoamento do Governo do Maranhão na política de assistência social. “É sempre razão de alegria participar de momentos como esse, quando entregamos um patrimônio que foi construído para o povo. Na gestão do governador Flávio Dino, em dois anos e dois meses, já entregamos à população do Maranhão 90 Cras e Creas e em até três meses vamos chegar a 150 equipamentos como esse entregues. Com a entrega dessa obra, o Governo do Estado oferece para os olindenses as melhores instalações para execução do serviço de proteção e atendimento integral da família, que vai prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, promover ganhos sociais e materiais às famílias e ampliar o acesso da população aos programas e serviços socioassistenciais”, disse Márcio Jardim.

O prefeito de Olinda Nova, Edson Costa Júnior, o Costinha, agradeceu a construção do Cras falando da importância do centro para a população. “A inauguração desse Cras é de muita importância para Olinda Nova. Agora temos um prédio adequado, equipado para receber as pessoas que precisam desse espaço. Agradeço ao nosso governador Flávio Dino por mais essa parceria junto ao município, é uma parceria do Governo do Estado e Prefeitura. Nós entramos com o terreno, o governo com a construção do prédio e vamos fazer a manutenção. Estou muito feliz com a obra e a população de Olinda Nova recebe com muita satisfação”, disse o prefeito.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Rosenilde Amaral, a construção do Cras representa um avanço para o município. “Estamos honrados por mais esta obra inaugurada, é a primeira obra de assistência social. Então o município de Olinda Nova está de parabéns por receber o Cras que é de iniciativa satisfatória do Governo do Estado em parceria com o município e o Governo Federal. É uma alegria para todos os municípios que estão sendo presenteados com o Cras que representa um avanço para o município. Faremos o acompanhamento integral das famílias, com um local adequado para promoção dos serviços”, destacou.

 

Nova unidade do Cras em Arari

A população de Arari também ganhou uma nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A obra recebeu investimentos na ordem de R$ 360 mil na construção do espaço e mobília. O prédio está localizado na Rua Pedro Leandro Fernandes, ao lado do hospital da cidade e foi entregue na última sexta-feira (3). Assim como os demais Cras e Creas, a entrega do prédio foi possível a partir de parceria do Governo do Maranhão com a Prefeitura Municipal de Arari.

Representando o governador Flávio Dino em Arari, o secretário Gerson Pinheiro destacou os investimentos para a assistência social no Maranhão. “É importante que o Estado e os municípios estejam de braços dados no atendimento social e o governador Flávio Dino está oportunizando que as prefeituras tenham locais mais adequados para desenvolver suas atividades de assistência social, com a construção desses novos equipamentos. O governo, através dos seus secretários, está inaugurando várias unidades do Cras nos municípios neste momento de crise e isso mostra que estamos administrando bem e que o Maranhão será bem diferente quando chegarmos ao final de 2018”, comentou.

Para a secretária de Assistência Social do município de Arari, Roseline Santos Sousa, o espaço estará à disposição das pessoas que mais necessitam de apoio e acolhimento. “Nós estamos muito alegres com a entrega desse Cras totalmente equipado entregue pelo Governo Estadual para a comunidade de Arari e ele vai oferecer os serviços de proteção social básica de qualidade para toda a população que tem esse direito constitucional”, frisou.

A estrutura do novo Cras dispõe de salas de coordenação, atendimento, reuniões, cozinha, banheiros e acessibilidade. O psicólogo Ailton Barros explica que o atendimento será mais humanizado no novo prédio. “Nós prezamos pela qualidade do atendimento e essa qualidade perpassa pela questão do prédio e dos equipamentos. Agora podemos proporcionar mais conforto para os servidores e um atendimento muito melhor para o nosso usuário”.

A moradora Diva de Jesus Costa Correa afirma que gostou do novo Cras. “Achei maravilhoso este novo prédio que veio substituir o antigo. Agora o atendimento será melhor para os idosos e às pessoas que vão precisar do serviço. Só temos a agradecer ao governador Flávio Dino e ao nosso prefeito”, disse.

Entusiasmado com o novo prédio, o prefeito Djalma Melo considera importante a parceria com o Governo do Maranhão na construção do equipamento.  “Importantíssima a parceria com o Estado na construção desse Cras com toda a infraestrutura para funcionar. Hoje é um dia de muita alegria para nossa cidade. Utilizávamos uma casa alugada e esperávamos com anseio o dia de ter uma casa própria com qualidade e o governador Flávio Dino trouxe essa felicidade para o povo de Arari. Só temos a agradecer”, comentou o prefeito.

O Cras se constitui na porta de entrada para o atendimento da assistência social e oferece serviço a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. O principal serviço ofertado pelo equipamento destina-se às famílias e se constitui num trabalho continuado buscando fortalecer os vínculos familiares, prevenindo a ruptura desses vínculos, promovendo o acesso a direitos e, dessa forma, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas. Ao todo, o projeto de expansão do serviço desenvolvido pelos Cras e Creas contempla a construção de 159 equipamentos do gênero. Os prédios construídos e mobiliados pelo Governo do Maranhão são dotados de toda a estrutura para garantir o atendimento adequado e com qualidade aos usuários.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias