Saúde

Florais são utilizados em tratamentos de saúde

Método integra terapias holísticas que, segundo especialista, tratam do ser humano integralmente, sob os aspectos físico, emocional, mental e espiritual

Reprodução

Na onda de crescimento pela procura de clínicas e profissionais em terapias integrativas (ou holísticas) — que focam no tratamento de doenças de forma natural, estimulando os recursos energéticos do próprio organismo —, a utilização de essências florais ganhou mais espaço nos tratamentos de saúde.

Facilitadora de Processos de Transformação Pessoal na Clínica Equilíbrio Terapias Integrativas, a terapeuta Janine Furtado utiliza florais, a exemplo de Joel Aleixo e Reiki, como recursos complementares em seu ofício. De acordo com a especialista, “o primeiro tem como principal objetivo integrar o espírito, a alma e o corpo físico ao sistema nervoso central, equilibrando o relógio biológico no interior do cérebro”. Já o Reiki, que é uma prática espiritual baseada na crença da existência da energia vital universal “Ki”, manipulável pela imposição de mãos, atua na chamada aura da pessoa, “purificando-a, reorganizando-a, selando-a e protegendo-a de energias densas”.

A terapeuta conta que atua em prol do despertar da consciência, propiciando aos pacientes um encontro com a verdadeira essência deles, de modo a desfrutarem de uma vida mais plena, empoderada e harmônica. “Com efeito, as terapias holísticas olham para o ser humano de uma forma integral, ou seja, sob todos os aspectos: físico, emocional, mental e espiritual, assim como veem com especial atenção todos os sistemas que podem influenciar o indivíduo nas suas questões relevantes (familiar, social, profissional, religioso, entre outros)”, afirma Janine Furtado.

“De um modo geral, as terapias alternativas atuam sobre a energia vibracional da pessoa, promovendo uma maior consciência sobre as realidades que se apresentam na vida da mesma, para, a partir daí, promoverem curas físicas, emocionais e espirituais em todos os níveis, bem como a libertação de padrões
de comportamento e de crenças limitantes”, explica.

Na terapia floral, as sessões duram entre uma hora e uma hora e meia, ocasião em que é feita uma anamnese, mediante um questionário que leva o indivíduo a pensar sobre sua vida, desde o período gestacional até o momento atual. Depois, são escolhidos os florais de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa.

Por outro lado, Janine alerta que não existem contraindicações do tratamento, devendo haver, contudo, cautela na utilização de florais por mulheres gestantes, especialmente nos três primeiros meses de gravidez. Além disso, pessoas com hipersensibilidade no fígado, com sintomas estomacais gerais, hipertensos e crianças devem ser atendidos com especial atenção, podendo os florais em spray serem substituídos por florais em glóbulos, quando necessário, por não conterem álcool em suas formulações.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias