Saúde

Maranhão recebe investimento de R$ 160 milhões para saúde

Bancada federal se comprometeu em destinar mais recursos para a saúde. Parte do dinheiro será para aumentar o número de leitos de UTI e centros de hemodiálise

Foto: Reprodução

A ida da comitiva de prefeitos a Brasília, idealizada pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), foi considerada bastante positiva. Ao se reunir com os deputados federais e senadores, os gestores municipais levaram uma proposta para reforçar investimentos na área da saúde em 2018 com recursos destinados pelas emendas de bancada. E o pedido foi atendido pelos parlamentares, que se comprometeram em destinar cerca de R$ 160 milhões para investimentos em saúde.
A decisão foi bastante comemorada pela Famem, que conseguiu sensibilizar os deputados maranhenses sobre uma situação considerada urgente. “É algo inédito, é uma demonstração de sensibilidade e de maturidade da classe política do Maranhão. O resultado foi extremamente positivo, uma vez que o foco da viagem foi exatamente a conquista das emendas de bancada para o setor de saúde, que era uma antiga reivindicação dos gestores municipais do Maranhão. Agradecemos aos nossos três senadores e aos dezoito deputados federais, que nos garantiram essa conquista. É, na realidade, uma vitória do povo do nosso estado”, destacou Cleomar Tema, prefeito de Tuntum e presidente da Famem.
Pelo acordo firmado entre a Famem e os parlamentares maranhenses, parte do dinheiro, que será investido na saúde em 2018, deverá ser utilizado para aumentar o número de leitos de UTI e centros de hemodiálise em todo o estado.
O coordenador da bancada, deputado Rubens Júnior (PCdoB), explicou que a intenção dos deputados maranhenses é colocar uma emenda parlamentar da bancada impositiva para ajudar a saúde do estado e dos municípios. “Ajuda ao estado será através de ampliação do número de leitos de UTI e também da questão da hemodiálise. Quando tratamos dos municípios, vale ressaltar que alguns recebem pouquíssimos recursos, sendo impossível prestar um serviço de qualidade”, explicou.
Em unanimidade, os deputados reforçaram que a reunião foi um importante momento para debater os pleitos do movimento municipalista e atualizá-los sobre a atuação dos parlamentares. “Temos uma atuação bastante alinhada com os prefeitos, que já garantiu importantes vitórias para os municípios maranhenses, e isso não mudará. Nas minhas emendas individuais do ano que vem, vou colocar tudo para a saúde, porque é serviço continuado e aí vamos ajudando os municípios”, garantiu o deputado federal Weverton Rocha.

Foto: Reprodução

A reunião também contou com a presença do vice-governador Carlos Brandão, que deu a palavra que o governo do estado será parceiro nessa luta.
Em decorrência do posicionamento dos senadores e deputados federais, a Famem e a Secretaria de Saúde do Estado vão se reunir para estabelecer as regras de distribuição das verbas. Serão observadas, inicialmente, a capacidade instalada e outros critérios técnicos, que beneficiarão, inclusive, os municípios que foram recentemente contemplados com a habilitação na MAC (Média e Alta Complexidade).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias