Política

Disputa eleitoral promete ser acirrada

O Imparcial analisa possibilidades para o governo do estado e para o Senado Federal. Pré-candidatos começam a disputar apoio nos municípios maranhenses

Flávio Dino foi cotado para vice de Lula nas eleições de 2018

Apesar de as próximas eleições ocorrerem somente em outubro de 2018, a corrida eleitoral já começou. Aos poucos, os pré-candidatos ao governo do estado ao Senado Federal começam a ser conhecidos. A movimentação por apoio político está mais intensa a cada dia. Neste momento, o cenário político maranhense prevê disputas bastante acirradas.

Para o governo, além da tentativa à reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB), a ex-prefeita de Lago da Pedra e ex-deputada Maura Jorge (Pode) e a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) podem concorrer no pleito do ano que vem. Os nomes das duas aparecem fortalecidos neste início de pré-campanha, apesar de Roseana ainda não ter confirmado publicamente seu interesse ao cargo.

Na disputa ao Senado, é grande a quantidade de candidatos dispostos a concorrer às duas vagas que estão em jogo. Com o término dos mandatos dos senadores Edson Lobão (PMDB) e João Alberto (PMDB), muitos políticos já caíram em campo em busca de apoio. Reuniões com lideranças no interior do estado já começaram. Troca de farpas pela internet também.

 

Os deputados federais José Reinaldo (PSB) e Weverton Rocha (PDT) já foram conversar com políticos no interior. Dos dois, a agenda do pedetista é quem parece está à frente da corrida por votos. Weverton já esteve em Santa Inês, Codó, Barra do Corda e Balsas e, já confirmou novo encontro em agosto, na cidade de Pedreiras.

Apesar de ainda não ter começado a viajar pelos municípios maranhenses em busca de apoio, o deputado federal licenciado e ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, fez festa para anunciar sua pré-candidatura e agitou o cenário atual. A agitação foi ainda maior porque confirmou que sua irmã, Roseana Sarney, não disputará uma vaga para o Senado.

Mas a disputa ao Senado deverá ainda contar outros nomes: Waldir Maranhão (PR), Gastão Vieira (Pros), João Alberto (PMDB) e Lobão Filho (PMDB). Outros nomes ainda poderão surgir. Para ajudar você, O Imparcial analisa as possibilidades de cada um.

Governo do estado

FOTO FLÁVIO DINO

Flávio Dino (PCdoB)

O governador do estado será candidato à reeleição e tem grandes chances de conseguir se reeleger. Dino está atuando nos municípios. Ações nas áreas de educação, saúde, infraestrutura são o carro-chefe do governador. O detalhe nesta candidatura é a questão vice, que ainda não foi decidido. O PT já declarou apoio ao governador e quer, em troca, escolher o vice da chapa ou até lançar um candidato próprio ao Senado desde que tenha o aval de Flávio Dino.

FOTO MAURA JORGE

Maura Jorge (Pode)

A ex-prefeita de Lago da Pedra é nome praticamente certo na disputa pelo governo do estado. Ela demonstra interesse em ocupar o cargo e já começou a intensificar sua política no interior. Somente nesta primeira semana de junho, já esteve em Lago do Junco, Vitória do Mearim, Coroatá, Matões do Norte. Ela vem ganhando apoio, mas ainda é muito cedo para saber se lá na frente ela terá a força necessária para assumir o governo.

FOTO ROSEANA SARNEY

Roseana Sarney (PMDB)

No lançamento da pré-candidatura de Sarney Filho, a ex-governadora Roseana Sarney foi bem mais ovacionada que o irmão. Ela ainda tem prestígio na classe política para concorrer, apesar de ter seu nome ligado a investigações vez ou outra. Roseana ainda não se decidiu se concorrerá para o governo muito porque não deva ter certeza de que poderá ganhar. Apesar disso, ela ainda representa perigo para o governador.

Senado Federal

FOTO WEVERTON ROCHA

Weverton Rocha (PDT)

Estará na briga por uma vaga no Senado. O deputado federal já começou sua pré-campanha pelo interior do estado. Poderá ainda contar com o apoio do governador Flávio Dino, que ainda não definiu os “seus dois candidatos”. A seu favor, Weverton conta com sua boa articulação não só no estado, mas em Brasília também.

FOTO JOSÉ REINALDO

José Reinaldo (PSB)

O deputado federal e ex-governador do Maranhão também é um forte postulante ao Senado. José Reinaldo conta com apoio de lideranças importantes e ainda pode receber uma ajudinha do governador Flávio Dino. Mas, para as eleições do ano que vem, deverá mudar de partido o que pode dar um salto em sua candidatura.

FOTO SARNEY FILHO

Sarney Filho (PV)

A oficialização de sua pré-candidatura é sinal de que chegou a hora de Sarney Filho. Ele desbancou a irmã Roseana Sarney e concorrerá ao Senado. O ministro do Meio Ambiente acredita que o trabalho como parlamentar e tudo o que conseguiu à frente do ministério sejam suficientes para ganhar os votos. Além disso, terá o ex-presidente José Sarney (PMDB) ao seu lado para conseguir ser senador em 2018.

FOTO WALDIR MARANHÃO

Waldir Maranhão (PR)

É desejo de Waldir Maranhão ser senador. Para isso, precisará, e muito, do apoio do governador Flávio Dino, que teria um compromisso antigo com o deputado federal. Caso o compromisso se confirme, Maranhão terá chances. Contra ele, está a rejeição da época quando ocupou a presidência da Câmara Federal. Essa situação pode ser ruim no dia da eleição.

FOTO JOÃO ALBERTO

João Alberto (PMDB)

Atualmente no Senado, João Alberto ainda não se decidiu se irá tentar a reeleição ou não. Em entrevista a O Imparcial, disse que essa decisão dependerá dos interesses do PMDB. Ele demonstrou estar chateado com a escolha de seu grupo político em oficializar a pré-candidatura de Sarney Filho. Isso significaria que terá de brigar com Lobão Filho (PMDB) pela segunda vaga.

FOTO LOBÃO FILHO

Lobão Filho (PMDB)

O caso de Lobão Filho é bem interessante. Candidato ao governo nas eleições de 2014, ele já declarou que chegou a sua vez de disputar o Senado. Contará com apoio do pai, senador Edison Lobão (PMDB). No entanto, deverá vencer a disputa interna com João Alberto para concorrer em 2018.

FOTO GASTÃO VIEIRA

Gastão Vieira (Pros)

A pré-candidatura do ex-deputado Gastão Vieira é certa, apesar de não estar vinculada a nenhum grupo político. Gastão aproveitou os lançamentos das pré-candidaturas de seus oponentes para alfinetá-los. Chegou até a criticar o senador Roberto Rocha pelas redes sociais. A tática, talvez, foi usada para ficar em evidência. Mas ficar nos holofotes e vencer as eleições de 2018 são coisas bem diferentes.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias