Lava Jato

Ex-presidente da OAS diz que Lula pediu para destruir provas da Lava Jato

Em nota, a defesa do ex-presidente Lula declarou que Léo Pinheiro contou uma ” versão acordada com o MPF [Ministério Público Federal]” para que o seu acordo de delação premiada seja aceito pela força-tarefa da Lava Jato.d

Por: Da Agência Brasil
Foto: Reprodução

O ex-presidente da empreiteira OAS Léo Pinheiro disse hoje (20), em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu para destruir provas que pudessem fazer referência ao suposto pagamento de propina ao PT. A oitiva do empreiteiro foi feita na ação penal sobre a compra de um apartamento triplex no Guarujá (SP) pelo ex-presidente, fato investigado na Operação Lava Jato. Pinheiro está negociando acordo de delação premiada, mas os termos ainda não foram fechados com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Ao narrar um suposto encontro com Lula, Pinheiro disse que foi perguntado pelo ex-presidente se o empreiteiro havia feito algum pagamento ao ex-tesoureiro do PT João Vaccari no exterior. Na ocasião, Lula teria pedido que destruísse qualquer registro dos pagamentos.

“Eu tive um encontro com o presidente, onde o presidente textualmente fez a seguinte pergunta: ‘Léo, você fez algum pagamento a João Vaccari no exterior?’ Eu disse, não, presidente, eu nunca fiz pagamento a essas contas que nós temos com o Vaccari no exterior. ‘Como é que você está procedendo os pagamentos para o PT através do João Vaccari? Você tem algum registro de algum encontro de contas de alguma coisa feita com o João Vaccari com vocês? Se tiver, destrua'”, teria dito Lula, segundo disse Pinheiro a Moro.

No depoimento, Pinheiro disse que foi orientado pela direção da empreiteira, durante a construção do edifício, que o imóvel era destinado para a família de Lula e confirmou que o triplex nunca foi colocado à venda pela OAS.

Defesa

Em nota, a defesa do ex-presidente Lula declarou que Léo Pinheiro contou uma ” versão acordada com o MPF [Ministério Público Federal]” para que o seu acordo de delação premiada seja aceito pela força-tarefa da Lava Jato.

“A versão fabricada de Pinheiro foi a ponto de criar um diálogo – não presenciado por ninguém – no qual Lula teria dado a fantasiosa e absurda orientação de destruição de provas sobre contribuições de campanha, tema que o próprio depoente reconheceu não ser objeto das conversas que mantinha com o ex-presidente. É uma tese esdrúxula que já foi veiculada até em um e-mail falso encaminhado ao Instituto Lula que, a despeito de ter sido apresentada ao juízo, não mereceu nenhuma providência”, argumentam os advogados.

De acordo com a defesa, Léo Pinheiro negou durante a oitiva ter entregue as chaves do triplex e negou que o imóvel tenha sido usado pelo ex-presidente ou por um de seus familiares.

“Perguntado sobre diversos aspectos dos três contratos que foram firmados entre a OAS e a Petrobras e que teriam relação com a suposta entrega do apartamento a Lula, Pinheiro não soube responder. Deixou claro estar ali narrando uma história pré-definida com o MPF e incompatível com a verdade dos fatos”, concluiu a defesa.

A pergunta que motivou as repostas de Léo Pinheiro foi feita pelo próprio advogado de defesa de Lula, Cristiano Zanin. O defensor queria saber se o empreiteiro tinha se reunido alguma vez com Lula.

Mercado imobiliário no MA projeta recuperação

No estado, o setor de vendas de imóveis, seguindo tendência nacional, passou por desaquecimento devido à crise. Segmentos do Minha Casa, Minha Vida mantiveram mercado ativo

Atividade pode aumentar o ânimo das crianças

Vale lembrar que a prática da yoga entre crianças tem se disseminado cada vez mais em todo o mundo

Biblioteca inicia programação literária

A abertura oficial acontece às 14h na sede da biblioteca, Praça do Pantheon, centro de São luís

Martírio é talvez o mais importante filme sobre a questão indígena no Brasil

Devoção e luta: conheça a história de São Jorge

Montado em seu cavalo, de armadura e espada na mão, Jorge arrasta legiões de fiéis que encontram, na devoção, forças para encarar as adversidades da vida

5 infrações de trânsito mais cometidas no MA

Essas infrações, consideradas graves e gravíssimas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), revelam o comportamento perigoso de alguns condutores

Porto do Itaqui registra crescimento de 49%

No primeiro trimestre de 2017, foi registrado um aumento de 49% em comparação ao mesmo período de 2016

Jorge Aragão cancela show em SL por problema de saúde

De acordo com a produção do evento, o cantor não conseguiu embarcar para São Luís e ainda está internado na capital do Pará

'No início me olhavam feio', revela Thaynara OG

A morena também revelou que não descarta criar um canal no YouTube nos próximos meses

Clipe K.O., de Pabllo Vittar, ultrapassa 2 milhões de views

Natural de Santa Inês, drag queen famosa no Brasil inteiro lançou o clipe da música nesta quinta-feira (19)

Inscrições para concurso em Penalva são prorrogadas

Concurso, que tinha data final para inscrições para a última quarta-feira (19), teve prazo prorrogado para esta terça-feira (25)

Produtores do Nordeste recebem 59 mil toneladas

Produto será ofertado a pequenos criadores e agricultores pelo valor de R$ 33 por saca de 60 kg

Banda Garatujos no 'Rabisco Sonoro'

O show acontece hoje às 21h no Cidade Velha Pub, Praia Grande

MPMA abre seletivo para estágio

As provas para o estágio não obrigatório serão realizadas em São Luís, Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Carolina, Codó, Estreito e Timon no dia 25 de junho

Campeonato de BMX Street acontece hoje

A competição acontece até às 17h no Castelinho, nas modalidades amador e open

VEJA MAIS