NovAs EstratégIAS

Sebrae reunirá representantes de 65 prefeituras em encontro

O objetivo da iniciativa é munir esses atores de informação para orientação aos empresários e agricultores de suas comunidades sobre o processo de compra e venda

Reprodução

O Sebrae no Maranhão reunirá prefeitos, secretários municipais e agentes de desenvolvimento de 65 municípios do Maranhão na próxima terça-feira (22) no Encontro de Atores de Desenvolvimento do Maranhão 2017, no auditório Armando Gaspar, na Sede do Sebrae, localizado na Avenida Carlos Cunha.

O objetivo da iniciativa é munir esses atores de informação para orientação aos empresários e agricultores de suas comunidades sobre o processo de compra e venda para prefeituras e discutir os Novos Eixos Estratégicos para o Desenvolvimento Local de acordo com a realidade dos municípios maranhenses em um dia de atividades. A programação terá três palestras, quatro oficinas, uma mesa redonda e um painel.

O Encontro é uma das ações do Projeto Sebrae de Municipalização de Políticas de Desenvolvimento no Maranhão, cujo objetivo é engajar a gestão pública e as lideranças locais na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas públicas para os pequenos negócios.

“A vida real acontece nos municípios. Assim é neste nível de governo que as pessoas comuns vivem e, portanto, as estratégias de desenvolvimento realizadas nos municípios é que farão com que os maranhenses sintam de verdade como as políticas públicas bem planejadas e bem aplicadas fazem sentido”, disse João Martins, Diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão.

“Por isso, fazemos o esforço de municiar os municípios de informações sobre como desenvolver políticas públicas, apresentamos soluções, casos de sucesso e damos suporte para os municípios interessados em deslanchar processos idênticos”, completou Martins.

A ação também estará focada no estabelecimento de condições para criar, no futuro um Fórum de Desenvolvimento no Maranhão, iniciativa nacional que é resultado de um convênio entre o Sebrae Nacional e Frente Nacional dos Municípios, como forma de criar um espaço permanente de troca de experiências e informações sobre políticas públicas para criação de um ambiente saudável para micro e pequenas empresas.

PROGRAMAÇÃO

A programação terá três palestras, quatro oficinas, uma mesa redonda e um painel. A primeira apalestra será ministrada pelo economista Wilhelm Milward Meiners, e terá como tema “Oportunidades e Desafios da Economia Nordestina para o Setor Público com foco em Pequenos Negócios”.

Em seguida, haverá a mesa redonda “Relações de Compra no Município”, mediada pelo auditor do TCE-MA Fábio Alex Costa Resende de Melo, com a prefeita de Urbano Santos, Iracema Cristina Lima Vale, e a agricultora Marinalva Silva do Nascimento, e a palestra “Programa Empresa Íntegra – Incentivando a Ética nos Negócios”, ministrada pelo Representante do Sebrae Nacional, Gilberto Socoloski.

A programação da tarde começa com quatro oficinas: “Análise de potencialidades municipais”, com o professor da UFMA César Augustos Labre; “Programa de aquisição de alimentos e alimentação escolar: como fornecer produtos da agricultura familiar para o poder público”, com Roberval Figueiredo, especialista  em Políticas Públicas Sebrae de Pernambuco; “Game Compras Governamentais”, com Gilmar Barboza, consultor credenciado do Sebrae Nacional e “Desenvolvimento Local a partir das MPE’s: Como montar um Fórum de Secretários”, com Jeconias Junior, consultor da Frente Nacional de Prefeitos.

Em seguida, haverá o painel “Desafios de Desburocratização (Rede Simples)”, com Iomar Rodrigues, consultor Sebrae no Maranhão, e José Francisco, Agente de Desenvolvimento e Chefe de Tributos da Prefeitura de Açailândia.

A programação se encerrará com a palestra “Fala que EU não te escuto”, que será ministrada por Cláudio Tebas, educador do Laboratório de Escuta e Convivência.

ESTRATÉGIA

Hoje, o Sebrae já dá suporte a155 municípios maranhenses que regulamentaram a Lei Geral Municipal. Desses, 102 implementaram a lei, também com o apoio do Sebrae, e outros 59 implantaram a Sala do Empreendedor, um espaço em que os empresários de micro e pequenos negócios tem para receber orientação, atendimentos e capacitação numa parceria entre Sebrae e as prefeituras.

Além disso, nos últimos três anos foram formados 399 agentes de desenvolvimento e capacitados 275 compradores e 227 fornecedores em compras governamentais. Este ano ainda estão previstos mais sete cursos de compras governamentais comprador.

“Com este esforço pudemos criar condições para aqueles municípios que nos procuraram para desenvolver políticas públicas sustentáveis voltadas para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas e vamos fazer mais ainda este ano”, finalizou o superintendente do Sebrae.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias