prodígios

Os jovens que fizeram sucesso antes dos 30

O perfil de todos os eleitos está na revista Forbes Brasil

Reprodução

Em diferentes lugares do país, em diferentes áreas de atuação, essas pessoas têm duas coisas em comum: primeiro, são jovens, com no máximo 30 anos; segundo, elas fazem a diferença. São 91 nomes. O perfil de todos os eleitos está na revista Forbes Brasil. Selecionamos alguns nomes para que você possa conhecê-los. Entre os influenciadores digitais está a maranhense Thaynara OG.

Influenciadores digitais

Thaynara OG

A mãe a ouvia falando alto, fechada no quarto e cismava: “Essa menina trouxe alguém para casa ou endoidou?” Um dia, andando pelas ruas de São Luís, no Maranhão, onde mora, Thaynara (Oliveira Gomes, vulgo OG) foi parada por fãs. A mãe entendeu menos ainda. “Como assim? Você está famosa?” A filha explicou: desde março de 2015 ela postava vídeos pelo Snapchat e já tinha uma legião de seguidores.

Quase 2 milhões de pessoas acompanham Thaynara OG no Instagram e outros tantos no Snapchat. Hoje, aos 25 anos, ela desistiu do concurso e vive do que ganha nas redes sociais. Foi indicada para o Kids’ Choice Awards (do canal Nickelodeon), maior premiação do gênero no mundo, como Personalidade Brasileira. Ainda mora com os pais – “mas já tenho minha independência”.

Música

Alok

Alok Achkar Peres Petrillo, 25 anos, que apesar do nome indiano-libanês-espanhol-italiano nasceu em Goiânia, é mundialmente conhecido como DJ Alok. Sim, mundialmente – sua música Hear Me Now (em parceria com Bruno Martini) já foi ouvida mais de 100 milhões de vezes no Spotify (num ritmo de 13 milhões de audições por semana). Isso fez dele um Top 30 global no maior serviço de streaming musical do planeta (na Billboard, a música chegou ao 20º lugar). No You- Tube são outros 45 milhões de execuções.

Hoje Alok passa mais tempo fora do Brasil do que em sua casa, em São Paulo. Vai passar dois meses na China. “Lá eles não usam YouTube, Facebook, nada disso, só a rede social do governo. A referência que eles têm em música eletrônica é a revista DJ Mag, e eu aparecia como o 25º melhor. Os que estavam na minha frente não quiseram se arriscar na Ásia. Eu fui e acabei ficando conhecido”. Tão conhecido que fechou um generoso contrato de 16 shows e ações publicitárias com a Budweiser em solo chinês.

Literatura

Larissa Manoela

O nome de Larissa Manoela, 16 anos, remete à personagem Maria Joaquina, interpretada por ela no remake brasileiro da novela mexicana Carrossel, exibida pelo SBT. O sucesso da novela infantojuvenil impulsionou sua carreira de atriz, cantora, dubladora e modelo, transformando-a em uma das maiores estrelas teens do país.

Em 2016, outro talento da menina foi apresentado ao público: o de escritora, com o lançamento de O Diário de Larissa Manoela. O livro é o segundo no ranking dos autores brasileiros mais vendidos do ano, com 179 mil exemplares. E esse é somente o início de sua carreira de escritora: ela já começou a preparar a segunda obra, uma continuação do trabalho de estreia.

E 2017 tem tudo para ser outro ano de realizações para Larissa, com a estreia de dois filmes nos quais será protagonista. Ela está ao lado de Ingrid Guimarães em Fala Sério, Mãe, adaptação do livro homônimo de Thalita Rebouças. Também está prevista a estreia de Meus 15 Anos, baseado no livro de Luiza Trigo.

Moda

Vitorino Campos

Embora tenha apenas 29 anos, Vitorino já acumula mais de uma década de experiência. Montou sua primeira loja aos 16 anos, formou-se em design de moda na Universidade de Salvador, criou uma marca homônima em 2008, passou a integrar o calendário oficial do São Paulo Fashion Week em 2012 e, em 2014, assumiu os desfiles da grife carioca Animale depois de uma seleção da qual participaram até nomes internacionais.

Um dos nomes mais promissores do cenário fashion nacional, Vitorino foi citado pela Vogue americana, em 2015, como um dos dois profissionais brasileiros nos quais todos deveriam estar de olho (a outra era Patricia Bonaldi), enquanto a Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) elegeu-o estilista do ano em 2016. Reconhecimentos conquistados graças a muita dedicação.

Negócios

Roberto Sirotsky

Ele é um dos herdeiros do Grupo RBS, conglomerado de mídia fundado nos anos 1950 em Porto Alegre. Quando garoto, ele achou que seu futuro estava no tênis. Investiu nisso por alguns anos até perceber que, adulto, não teria grande futuro com a raquete. Aos 21 anos, com amigos, abriu a 3yz para fazer sites. Com o tempo, ampliaram o leque e passaram a atender marcas gaúchas conhecidas nacionalmente.

“Três anos atrás eu me mudei para São Paulo e começamos a crescer aqui também”, diz. Desde fevereiro de 2016, a britânica WPP, maior grupo de publicidade do mundo, entrou na sociedade. “Passamos a participar de processos maiores e a atender multinacionais. O faturamento deu um salto.” Também em 2016, ele venceu o prêmio Empresário de Comunicação do Ano da Associação Riograndense de Propaganda, concorrendo, entre outros, com o próprio CEO da RBS Mídias, de quem diz ser grande admirador.

Ciência, Tecnologia & Educação

Camila Achutti

Ser a única menina em um curso de tecnologia na Universidade de São Paulo contribuiu para o desenvolvimento da mentalidade empreendedora em Camila, 25 anos. As dificuldades de inserção da mulher no setor levaram-na a criar um blog que promovia a igualdade de gênero na área.

Depois de formada, partiu para um estágio no Google, no Vale do Silício. Em 2015, fundou com o sócio Felipe Barreros a startup Ponte 21, consultoria de inovação que apresenta soluções de problemas identificados nas grandes empresas e que já atendeu Itaú, Accenture e Leroy Merlin. A dificuldade de encontrar mão de obra especializada levou a jovem a reunir seu conhecimento e formatá-lo em um curso. Assim nasceu, em 2016, a MasterTech, uma plataforma educacional que oferece cursos de tecnologia em oito semanas. O método promete reduzir o tempo de formação do profissional e sua entrada no mercado de trabalho.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias