Negócios

Startups de sucesso no Maranhão

Veja uma seleção de startups que é destaque no disputado, porém pouco conhecido, ecossistema do empreendedorismo maranhense

Startup Dona Rita (Foto: Divulgação)

A máxima de que o brasileiro é naturalmente empreendedor parece mesmo ser verdade. Dos negócios tradicionais aos mais modernos, como as StartUps, pequenas empresas que voam alto com baixo custo de manutenção. No Maranhão, dezenas de empresas se encaixam nesse conceito, de norte a sul do estado, inovando em produtos e serviços para a população, que aos poucos se abre para as novidades.

Segundo dados do Sebrae Maranhão, são 50 empresas de modelo startup, algumas fazendo parte de programas de aceleramento aqui mesmo, e outras que foram buscar em outros estados o empurrãozinho inicial, que pode ser desde capacitações até um espaço físico para as atividades do dia a dia.

Entre os programas nacionais mais procurados pelas startups maranhenses, segundo o Sebrae, estão o Baita Aceleradora, de Campinas, a Startup Farm, de São Paulo. Já no Maranhão, há a incubadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e os programas de aceleração, como o desenvolvido no ano passado pela Associação Startup Maranhão, em parceira com a UNDB e o Sebrae.

O Imparcial foi conversar com algumas dessas empresas maranhenses inovadoras, algumas já comercializando seus produtos e serviços e outras em ponto de o fazer, para saber como está o mercado maranhense e nacional para a inovação.

Up Mototáxi (Imperatriz)

A Up Mototáxi nasceu em Imperatriz, na maior cidade do Sul do Maranhão, quando um de seus sócios, Thiago Rodrigues, tentou chegar em casa, saindo da faculdade, mas o transporte público estava paralisado. A Up oferece serviços diferenciados de mototáxi, com pedidos por meio de aplicativo para smartphones.

“Estamos no mercado desde agosto de 2016, no mês em que lançamos o serviço. No começo, pois o nicho em que estamos, de mototaxistas, não é acostumado com tecnologia, mesmo isso agilizando o trabalho deles”, contou Rodrigues.

A Up não participou de nenhum programa de incubadoras ou de aceleradoras, mas Rodrigues aponta que “certificar-se de que a sua ideia seja vendável e que realmente haverá cliente” é o principal para se manter no mercado. “É preciso validar a ideia e ter certeza de que o trabalho não será em vão”, comentou.

Para o executivo, o Maranhão hoje conta com “um excelente trabalho sendo instaurado, através de parceiros-chave que estão sempre alimentando o ecossistema”. Ele aponta parcerias com o Sebrae MA, Creative Park e com o Governo do Estado, através do Inova MA.

E o mercado no Maranhão também é diversificado, segundo Thiago Rodrigues, já que o grande número de problemas também são oportunidades de negócio. “Mobilidade urbana, saúde, educação e segurança, são áreas básicas com problemas e creio que são áreas onde as startups podem entrar”, enumerou.

Rodrigues é pé no chão ao declarar que em sua experiência aprendeu que “ter uma ideia não é o mais importante, é preciso ter uma ótima equipe, mentores, programas de aceleração e incubadoras”. Ele explica que o termo startup hoje foi “espiritualizado” e isso não é real. “É como se ter uma startup já fosse sucesso, mas, como eu disse, sem vendas não há sobrevivência. Tenha uma ótima ideia, a valide, tenha uma ótima equipe, e uma ideia que venda”, afirmou o CEO da Up.

Dona Rita (São Luís)

Com um nome fácil de lembrar e que em pouco lembra tecnologia, a Dona Rita é uma empresa de serviços domésticos e diaristas que está no mercado maranhense há um ano e meio.

Segundo o gestor da empresa, Eduardo Araújo, a ideia surgiu com a sua mãe e sócia, Rita Araújo, hoje conselheira e mentora operacional da startup. “Minha mãe era (e ainda é) referência quando se trata de indicação de diaristas, babás, passadeiras, lavadeiras, entre amigos e conhecidos, e eu já trabalhei como gerente operacional em uma empresa de serviços gerais. Em uma conversa sobre negócios, decidimos nos unir e formar um modelo de negócio que pudesse servir como referência para um grande número de pessoas que precisam de diaristas e não sabem onde
procurar”, relatou.

Sobre o começo do seu negócio, Araújo comenta que, como toda startup, “no início é apenas uma boa ideia” e que conta com não muito mais que “esforço e apoio entre os integrantes para fazer a ideia tomar forma”.
A Dona Rita foi contemplada com um dos editais de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema, e hoje conta com o apoio do programa de aceleração do Governo do Estado, Inova Maranhão.

“Hoje, no Maranhão, tanto o poder público quando associações e instituições privadas estão se mobilizando para fazer esse movimento de startups, que é uma tendência mundial, dar certo e com isso fazer do nosso estado uma terra de oportunidades para novos negócios. O movimento que se vê no Maranhão é muito forte, a exemplo do que acontece nas grandes capitas”, avaliou o executivo.

Para aqueles que pretendem montar uma startup, Eduardo aconselha que se busque grupos como o Startup Maranhão, já que o começo, na maioria das vezes, não é fácil. “Desde o início, a mais de um ano, não é fácil conduzir e tornar um sonho realidade, mas o prazer de ver as coisas acontecendo, os clientes satisfeitos, e a empresa tomando forma, é uma sensação que não tem como descrever. A Dona Rita me faz dormir sonhando e acordar lutando para tornar esse sonho realidade”, contou.

Ideia8 (São Luís)

Educação é uma das áreas que mais carecem de investimentos no país, e em todo o mundo. Pensando nisso, os sócios Luciano Pinheiro e Elizângela Ambé criaram a Ideia8, que tem como princípio básico ajudar professores a criar aulas em vídeo usando apenas um celular. O aplicativo está disponível para download desde julho de 2016.

E a ideia surgiu de uma necessidade do próprio Luciano. “Estava tentando criar outro aplicativo, quando encontrei um problema ao tentar enviar uma apresentação: como mostrar as telas desse outro aplicativo e explicar as ideias enquanto mostrava a mim mesmo, sem precisar editar depois? Assim, a ideia foi levada a outras pessoas, que respondiam que tinham de contratar caro uma empresa especializada, ou utilizar softwares que gastavam muito tempo. Então, comecei o protótipo do Ideia8”, contou.

O Ideia8 começou a ser programado em outubro de 2015, e foi selecionado entre as 100 melhores Startups Early Stage na feira Campus Party, a maior de inovação no país. Para Anselmo, o Maranhão está repleto de bons profissionais com boas ideias.

“Há uma excelente qualidade de profissionais liderando grupos pelo prazer de ajudar a movimentar o ecossistema de startups e ensinar novatos na área, como o pessoal do Startup Maranhão, AMAGames, PHPMaranhão, Product & Hacks, GGJ, GDG, dentre outros. Isso permite encarar com bastante otimismo o cenário maranhense para as startups”, disse.

Para quem tem uma ideia e quer pôr em prática, ele recomenda netwworking. “Conheça o máximo de gente que já esteja na área. Procure grupos especializados como o Startup Maranhão. Participe de eventos intensivos de fim de semana como o Startup Weekend, o Product & Hacks ou a Global Game Jam para experimentar a alta voltagem e o aprendizado de estar em uma Startup.

Não acredite em tudo que lhe disserem só porque a pessoa é mais experiente. O que funcionou pra outra pessoa não necessariamente funcionará novamente. ‘Startupar’ é sempre testar tudo: de modelo de negócios à escalabilidade”, finalizou.

iFind Click

Até na hora de cuidar da beleza o Maranhão tem uma startup oferecendo um serviço, é a iFind Click, que aproxima clientes e profissionais de beleza através de um app para smartphone. Com ele, o cliente descobre quem e onde oferece os serviços de beleza e bem estar que está interessado, e o profissional vai até o cliente, o que gera comodidade nos dias corridos.

A ideia surgiu há um ano, após o CEO e fundador da iFind Click, Anselmo Lopes, realizar um estudo de mercado e constatar que o mercado de beleza continuava crescendo, mesmo com a crise econômica, quando comparado com outros segmentos.

Mas o começo não foi fácil, mesmo com um mercado que nunca cansa. “Foi difícil por não dispor de capital para desenvolver o aplicativo, mesmo que já houve constatado que o projeto era viável”, contou Anselmo. A iFind Click participou por quatro meses do programa DOJO da Startup Maranhão.

Mas, como todos os empresários aqui listados, Anselmo não desistiu com as adversidades e aponta que é preciso ter “foco, perseverança e muito estudo” para vencer. Ele aponta as áreas de Energia Renovável, cuidados com animais de estimação e beleza como as principais áreas para startups no Maranhão.

Lopes lembra que o trabalho em uma startup é longo, como em outras empresas, e que é necessário perceber se a sua ideia é viável economicamente no mercado local e nacional. “Se você tiver certeza de que o seu projeto é economicamente viável, e se já conseguiu a validação, não desista dos seus objetivos, ou sonhos, pois a caminhada é longa, mas compensatória quando se consegue pôr em prática o que idealizou”, comentou.

Infortask (São Luís)

Há dois anos e meio atuando no mercado de B2B (empresa para empresa), a Infortask oferece serviços de organização de empresas através de tecnologia simples e prática com um software de computador, aplicativo para celular e consultoria on-line.

A ideia surgiu do fundador da empresa, Rômulo Martins, que, “cansado de não conseguir implantar softwares nas equipes que gerenciava, resolveu criar um método simples de trabalho”, como contou o diretor Fernando Neto.
“Ao longo do tempo, e da convivência com clientes de todo o Brasil, aprendemos que as empresas precisam também de um acompanhamento consultivo que permite esta mudança na forma de trabalhar, por isso hoje estamos evoluindo a nossa solução para um serviço mais completo que não entrega apenas um software”, comentou Neto.

A Infortask nunca participou de programas de aceleração, como contou o executivo, o que ele lamenta, e diz estar esperado o “momento certo”, mas isso não o impediu de se mostrar em diversos eventos voltados para startups. “Ao longo desses dois anos, posso destacar a nossa participação no Startup DOJO promovido pelo Startup Maranhão no ano de 2016, no qual trocamos diversas experiências com startups locais em um processo de entregas bastante acelerado, além da participação na Campus Party IX, em São Paulo, como a única startup do Maranhão na categoria de crescimento e a nossa vitória no primeiro Demoday (Competição de pitchs para Investidores) do Maranhão promovido pelo Sebrae
durante o evento regional da Technordeste”, enumerou.

Para ele, o Maranhão pode se beneficiar muito com startups nas áreas de agronegócios, logística e turismo, 2017 será um ano de grande crescimento do estado em iniciativas inovadoras. “É muito bom ver o crescimento do ambiente de inovação no Maranhão, tenho certeza que grandes startups podem sair daqui. Tenho visto um interesse cada vez maior das instutuições públicas, de empresas privadas e também de pessoas engajadas no fortalecimento deste ecossistema. Acredito que em 2017 vivenciaremos um crescimento de iniciativas em diversas frentes. Estamos ficando mais maduros em relação ao mundo de startups e isso é fundamental para um crescimento estável. Temos potencial, e se continuarmos trabalhando duro, resultados virão”, avaliou.

Segundo o executivo, o sucesso de uma startup depende das pessoas que estão trabalhando. “É primordial entender que o conceito de startup envolve uma instuição humana que busca resolver um problema real em um ambiente de extrema incerteza. Portanto, guiar a empresa por esse caminho requer uma cultura que apoie o aprendizado rápido, a validação de ideias e a busca incessante pela entrega de valor ao cliente, ao mesmo tempo em que resolvemos uma “dor” real. É primordial saber lidar com mudanças e ser capaz de ajustar o plano em pleno voo”, explanou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias