janela para o mundo

Projeto propõe novo modelo de apoio ao ensino público

Instalado em comunidade próxima ao complexo eólico da empresa Omega Energia, o projeto integra a plataforma de responsabilidade social Janela para o Mundo.

Reprodução

Centro de Educação Ja­nela para o Mundo é um projeto resultante de investimentos so­ciais vinculados aos empre­endimentos de geração de energia elétrica de fontes re­nováveis, instalado ao lado da escola municipal que atende à comunidade do Labino, vizinha dos parques eólicos da empre­sa Omega Energia, localizado no município de Ilha Grande, no litoral piauiense. O Centro funcionará como um espaço de educação complementar para aulas de reforço e atividades extracurriculares realizadas no contraturno escolar.

O projeto abre modelo inovador de apoio ao ensino público. Além de construir e equipar o Centro, a Omega será responsável pela gestão do espaço no primeiro ano. A empresa empregará o sistema de ensino de um dos maio­res grupos de educação bá­sica do Brasil, com a adoção de serviços de gestão educa­cional com foco na formação complementar. O objetivo é contribuir com a redução dos índices de evasão escolar na região e construir as bases de um modelo de excelência edu­cacional que possa ser trans­ferido no futuro à adminis­tração municipal e replicado para demais equipamentos de educação pública da região.

“A Omega tem como prin­cípio contribuir com a trans­formação social e a constru­ção de um futuro sustentável para as próximas gerações, o que, além da geração de energia limpa e barata, também deve ser alcançado por projetos de impactos sociais efetivos”, afir­ma Antonio Bastos, presidente da Omega Energia.

 

Estrutura

O Centro de Educação Janela para o Mundo é inaugurado com duas salas de aula, sendo uma delas equipada com 25 computadores e uma área de convívio que poderá receber e incentivar palestras e eventos culturais. Os cursos serão gratuitos, com início concomitante ao ano letivo de 2017.
Além de oferecer aulas de reforço em matérias básicas (português e matemática), o Centro de Educação também apoiará o ensino técnico para adultos. Serão oferecidos cursos de qualificação técnica com cerca de 25 vagas por turma de alunos.
O investimento social é fruto do acordo de cooperação técnica entre a empresa e o município de Ilha Grande e ainda inclui a construção de uma quadra poliesportiva no local, reforçando as atividades de esporte e lazer aos estudantes da comunidade.

SOBRE A OMEGA ENERGIA

Fundada em 2008, a Omega é uma empresa dedicada a projetos de energia elétrica de fonte renovável. Desde sua fundação, já atuou na implantação de aproximadamente 500 MW, além de deter um vasto portfolio em desenvolvimento distribuídos por 15 estados brasileiros. A companhia acredita que seu sucesso como empresa depende de uma atuação abrangente, respeitosa e eficaz nas esferas social e ambiental. Por isso, todos os seus empreendimentos são pautados pelo comprometimento com o desenvolvimento das comunidades onde atua e por uma sólida política de responsabilidade socioambiental.

Parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), a Ome­ga Energia inaugurou ontem o primeiro laboratório do Estado dedicado à formação técnica e científica em sistemas de energia renovável. O espaço foi viabili­zado a partir de investimentos da empresa em complemento ao Curso Técnico sobre o tema, iniciado em 2015 como resultado do acordo de cooperação técni­ca assinado com a Secretaria de Educação Estadual e implan­tado no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Com a inauguração, o Piauí torna-se de um dos únicos esta­dos brasileiros da Região Nordes­te com uma sólida estrutura de formação técnica na geração de energia a partir de fontes renová­veis, um mercado em franca ex­pansão, especialmente na região. O objetivo é contribuir com a for­mação de mão de obra qualifica­da nesta área, diante da vocação natural de Parnaíba e de toda Re­gião Nordeste para o desenvol­vimento de fontes renováveis.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias