Esporte

Torneio de natação reuniu centenas de competidores neste fim de semana

Esta edição do torneio teve o número recorde de inscritos, reuniu ao todo 354 atletas das principais academias do estado.

Campeonato master de natação- Foto Honório Moreira

O fim de semana foi agitado para os nadadores do Maranhão. O último sábado(10) e domingo (11) aconteceu o II troféu Osvaldo Teles de Natação Master, na Academia Viva Água localizada no Renascença II em São Luís. A competição é válida pela terceira etapa do campeonato Maranhense.

Esta edição do torneio teve o número recorde de inscritos, reuniu ao todo 354 atletas das principais academias do estado. Foram 22 provas, com disputas na categoria masculina e feminina, tendo provas realizadas nos estilos crawl, costas, peito, borboleta e medley, além de provas mistas de revezamento nos 4 x 50m livre e 4 x 50m nos quatro estilos.

O torneio acontece anualmente e teve sua segunda edição realizada em homenagem a um grande nome da natação o estado. Osvaldo Teles com uma experiência de mais de 50 anos no esporte destacou a alegria em receber a dedicatória. “Eu gostaria de parabenizar todos os clubes que estão realizando essa competição para aumentar o nível dos atletas locais, e também agradecer pela homenagem que foi feito a mim. Eu sou um incentivador nato do esporte e espero que a cada dia a natação venha revelar mais atletas para o cenário nacional”, pontou Osvaldo Teles.

Campeonato master de natação- Foto Honório Moreira

O maior destaque da competição foi o nadador Frederico Castro que bateu o recorde mundial dos 200 metros borboleta. A marca registrada em 2008 de 1:59.72, foi batida por 1:45:01 pelo maranhense na manhã deste domingo(11). “O recorde era de um nadador chamado Marques Leuber, desde 2008 que esse recorde foi estabelecido, então desde lá vários atletas de renome internacional tentaram bater esse recorde, eu já venho tentando mas nunca tínhamos conseguido. Esse ano foquei mais nos treinos, prestei mais atenção nos detalhes e conseguir bater o recorde hoje. Isso para mim é muito importante”, com um largo sorriso no rosto disse Frederico.

O presidente da Associação Maranhense Master de Natação, Antônio Henrique, falou sobre a importância da competição para o calendário esportivo do estado, e aproveitou para fazer um apelo, para que a maior praça de competições do Maranhão possa ser reformada o mais breve possível. “Hoje em dia a natação é baseada pelo máster, nós temos atletas campeões mundiais, como por exemplo temos o Fred que acabou de bater o recorde mundial em uma piscina estadual, semiolímpica, que infelizmente não podemos contar com nossa piscina olímpica, que está desativada a mais de 14 anos. Eu queria dizer que mesmo com essa dificuldade ainda temos um celeiro de grandes atletas como podemos citar o Fred, o Tiago a Julia Nina, hoje a natação do Maranhão conta com representantes do estado em competições mundiais Pan-americanos. Eu gostaria de deixar um apelo aos governantes que façam logo a reforma do centro de natação do estado, para que todos esses atletas possam ter um local para treinar”, disse.

Campeonato master de natação- Foto Honório Moreira

O campeonato foi realizado pela Associação Maranhense Master de Natação (AMMN) teve como um dos objetivos incentivar qualidade de vida. “Esse evento é para trazer uma qualidade vida melhor, nós trazemos essa competição como uma coisa de família, um momento de lazer e aproveitar e preparar o condicionamento físico desses atletas, “finalizou o presidente.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias