Talento maranhense

Maranhense é selecionada para Festival Mundial de Arqueria na China

A arqueira Tainá Maia é a única maranhense no grupo de cinco brasileiros selecionados para representar o Brasil em campeonato

Reprodução

Tainá Maia é o nome da maranhense que representará o Brasil e o Maranhão no Festival Mundial de Arqueria Tradicional (World Traditional Archery Festival). Junto com ela, outros quatro brasileiros foram selecionados para participar da competição, que será realizada em agosto deste ano na China. Até lá, a atleta, que é a única maranhense da equipe brasileira, busca patrocinadores para dar suporte à participação dela no evento.

“Essa é uma competição que reúne pessoas de vários países para apresentar suas habilidades na arqueria tradicional e mostrar as variações de estilo em cada país. As pessoas, ao redor do mundo, aprendem arqueria de modos diferentes. Então, é um festival que serve para mostrar como a arqueria tradicional pode ser diversificada”, explica a maranhense.

Na competição, que ocorrerá em agosto deste ano, os competidores participarão de provas de tiro a 60 metros. A partir dessa contagem de pontos, a competição define quem foram os vencedores do Festival. “Ocorre tanto uma disputa entre arqueiros quanto entre países para definir quem será o campeão do festival”, conta Tainá.

A preparação para competições como essa veio há alguns anos, quando Tainá sentiu que o interesse por arco e flecha poderia se tornar algo maior que um hobbie. “Há mais de dois anos, um amigo me convidou para fazer uma aula experimental no Clube de Arqueria Tradicional aqui no Maranhão (CAT-MA), para que eu conhecesse mais o esporte. Eu sempre achei arqueria um esporte muito bonito e nem imaginava, naquela época, que seria uma coisa que eu fosse me dedicar tanto”, diz a arqueira.

O Festival Mundial de Arqueria Tradicional, vale ressaltar, ocorrerá no fim de agosto na China.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias