VASCO

Três jogadores do Vasco podem entrar para a história do time carioca nesta final de campeonato.

Gringos podem fazer história.Será a primeira vez que o clube terá três estrangeiros campeões

vASCO
 
Martín Silva, Guiñazu e Julio dos Santos podem entrar para a história do Vasco. Pela primeira vez, desde a profissionalização do futebol, em 1933, o Cruz-Maltino pode se sagrar campeão com três estrangeiros em seu time titular.
Entre as décadas de 30 e 40, vários jogadores argentinos e uruguaios passaram por São Januário, como Villadoniga, Dacunto, Gandulla, Emeal e Figliola. Porém, os primeiros títulos desta nova era no esporte, vieram através de pés brasileiros, com pouca participação estrangeira.
D’Alessandro, em 34, Calocero, em 36, Rafagnelli, em 45 e 47, e Berascochea, em 47, foram os únicos gringos a alcançarem o posto de titulares nas conquistas. Depois deste período, o número de estrangeiros em São Januário reduziu de forma considerável, com apenas algumas contratações pontuais, vindas de fora, aportando na Colina. Casos do atacante paraguaio Silvio Parodi, na década de 50, o goleiro argentino Andrada, campeão brasileiro em 74, e o zagueiro equatoriano Quiñonez, vencedor do nacional em 89.
Nas últimas décadas, o mercado sul-americano voltou a ser atraente para o Vasco, porém, os títulos se tornaram mais escassos. Nomes como Dario Conca, Emiliano Dudar, Tenório e Pinilla, por exemplo, passaram pelo Cruz-Maltino sem conseguirem levantar uma taça sequer. Tabu que pode ser quebrado neste domingo, às 16h, contra o Botafogo.
Sem local para treinar
O Vasco não treinou em São Januário na véspera da decisão do Campeonato Carioca, contra o Botafogo. Isso porque, há cerca de um mês, a diretoria fechou um acordo com a Igreja Mundial do Poder de Deus para um encontro evangélico durante todo o sábado, em São Januário. Dessa forma, o elenco teve que fazer a última atividade antes da finalíssima em outro lugar.
O técnico Doriva vai fechou os treinamentos do Cruz-Maltino em toda a semana. Foi assim desde a última terça. Apesar disso, a tendência é que o time titular seja o mesmo que iniciou o primeiro jogo.
;;;;;;;;;;;;;
FOTO – BOTAFOGO
LEGENDA: O treinador comandou apenas 14 jogadores de linha e mostrou qual a tendência para a equipe titular contra o Vasco
Botafogo
Treinador fecha atividades para “arrumar a casa”
Os titulares do Botafogo fizeram o último treino preparatório para a decisão do Campeonato Carioca. Mas última atividade da semana a ser acompanhada integralmente pela imprensa foi na quarta-feira. Assim como fez o Vasco, o Alvinegro realizou atividades totalmente fechadas.
Nestas atividades fechadas René Simões teve a chance de intensificar o trabalho tático. O treinador comandou apenas 14 jogadores de linha e mostrou qual a tendência para a equipe titular contra o Vasco: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Fernandes e Tomas; Rodrigo Pimpão e Bill.
Uma das novidades foi o lateral-direito Luis Ricardo, que treinou sem qualquer limitação e mostrou-se recuperado de uma lesão muscular. Ele deverá ficar à disposição hoje. O goleiro Jefferson treinou em dois períodos, em horários diferentes do restante do elenco, mas sua participação na final é incerta.
Nos dois treinos fechados, René Simões teve a oportunidade de fazer ajustes, corrigir as falhas apresentadas na última partida e trabalhar em cima das fraquezas do Vasco. Mas para o volante Willian Arão, uma decisão é mais do que ter um bom desempenho em campo. “A gente costuma dizer que final não se joga. Final se ganha. Se o time ganhar jogando mal, ninguém vai lembrar disso. Claro que queremos ganhar jogando bem, mas sabemos que no futebol, uma boa atuação não garante uma vitória”, explicou.
Botafogo e Vasco se enfrentam neste domingo, no Maracanã, às 16h (de Brasília). Como venceu na ida por 1 a 0, o time de São Januário precisa do empate para ser campeão. O Alvinegro tem de triunfar por dois gols para levantar a taça. Se devolver a vitória por um gol, forçará a decisão por pênaltis.
FICHA TÉCNICA
VASCO: Martin Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Christianno; Serginho e Guiñazú; Julio dos Santos, Marcinho e Dagoberto; Gilberto.
TÉCNCICO: Doriva
BOTAFOGO: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Fernandes e Tomas; Rodrigo Pimpão e Bill.
TÉCNICO: René Simões
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias