Cultura

Passeio Serenata encanta turistas e moradores de São Luís

O estímulo ao mergulhar na história acontece com a teatralização dos personagens devidamente caracterizados com a indumentária de época.

Reprodução

Em continuidade ao programa “Reviva”, que se estende até o mês de dezembro, a Prefeitura de São Luís, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realizou nesta quarta-feira (23), o Passeio Serenata, com participação de centenas de pessoas. O evento, que envolve música e informações sobre a história da cidade e suas personalidades mais marcantes do passado, teve início na Praça Benedito Leite.

Grupos de turistas e moradores de São Luís acompanharam o percurso com duração de duas horas e meia pelo Centro Histórico. Na caminhada, personalidades marcantes da história da cidade se postam estrategicamente em pontos turísticos, atentamente acompanhados pelo público.

O estímulo ao mergulhar na história acontece com a teatralização dos personagens devidamente caracterizados com a indumentária de época. O Padre Antônio Vieira, interpretado pelo ator Urias Oliveira, em frente à Igreja da Sé; Daniel de La Touche (Tony Costa) em frente ao palácio que leva o nome do fundador da cidade; a médica Maria Aragão (Regina Oliveira) na entrada do Palácio dos Leões; Ana Jansen (Maria Ethel) no viaduto do Palácio, repassam informações sobre passagens da história maranhense.

O vice-prefeito Julio Pinheiro destacou a importância do programa no projeto de reocupação do Centro Histórico implementado pela Prefeitura de São Luís. “Essa é uma forma criativa que a Prefeitura tem desenvolvido para a área do Centro Histórico. A programação do turismo vem enriquecer ainda mais o campo cultural da cidade. Da mesma forma como tem acontecido com a Feirinha São Luís, aos domingos”, comentou Pinheiro.

No passeio são destacados os marcos da fundação da cidade, que em setembro completa 405 anos. “É uma forma de contemplar e conhecer um pouco da nossa história que repassamos em textos curtos ou poesia para visitantes e ludovicenses. Além de passear por uma das áreas mais significativas, que é a Praia Grande”, pontou a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

O programa “Reviva” engloba o Passeio Serenata, Sarau Histórico e Roteiro Reggae. Segundo a secretária Socorro Araújo, posteriormente, no período de chuvas em que não é possível atividades ao ar livre, será trabalhada a gastronomia maranhense.

VISITAS

De acordo com levantamento técnico da Setur, São Paulo é o maior emissor de turistas para o Maranhão. Na última edição, o Passeio Serenata teve a presença de turistas paulistas e estrangeiros.

Visitando pela primeira vez São Luís, o paulista Marcos Antoniaz “achou, tudo muito lindo” e disse que em São Luís aprendeu parte da história do Brasil. “Para nós essa foi uma grande e boa surpresa. Normalmente, em cidades grandes, isso não é possível da gente assistir. Achei uma atividade interessante, bastante cultural e educativa”.

Para o representante comercial que acompanhou todo o trajeto do Passeio Serenata, a ação da Setur contribui também para que os moradores da cidade, principalmente as crianças, adquiram conhecimento sobre como se deu a construção da cidade.

MOSTRAR MAIS