HUMOR

Comédia Pão com Ovo inicia caravana pelo estado

Nova temporada vai contemplar apresentações gratuitas em 11 cidades de 28.07 a 10.09, com primeira encenação na Cidade Operária

Para a maioria das cidades visitadas, trata-se, literalmente, do primeiro contato do público com uma produção teatral profissional Foto: Divulgação

O projeto cultural Caravana Pão com Ovo esse ano chega a sua terceira edição, contemplando um total de 11 cidades – 8 das quais com apresentações inéditas e itinerantes da comédia mais popular do teatro maranhense. Em cartaz há 6 anos, “Pão com Ovo” é sinônimo de popularidade e identificação com a plateia por onde passa. É teatro popular da melhor qualidade, e que a cada temporada fica ainda melhor, mantendo o mesmo elenco e história, mas se enriquecendo na performance do trio de atores, que descobriram a medida exata da técnica teatral para encantar multidões ao ar livre. Sim, cada apresentação da comédia durante a Caravana atinge em média de, no mínimo 2 mil pessoas, a cada cidade visitada.

Para a maioria das cidades visitadas, trata-se, literalmente, do primeiro contato do público com uma produção teatral profissional; uma verdadeira descoberta da arte e do teatro para pessoas dos 5 aos 80 anos de idade ou mais; pois não é raro ter na plateia pessoas que nunca antes havia tido contato com teatro profissional em sua cidade, antes da comédia Pão com Ovo encenada na Caravana.
Esse ano, a Caravana estará na estrada por um período de cerca 30 dias (de 28.07 a 10.09.16), com uma equipe que além dos três atores da peça, contempla ainda técnicos e produtores totalizando 16 pessoas.

As regiões contempladas nessa terceira temporada foram escolhidas de forma inédita; através de uma votação popular que ocorreu nas redes sociais da empresa patrocinadora, a Cemar. Assim, foram escolhidas as seguintes cidades para as apresentações, que acontecerão de 28 de Julho a 10 de Setembro: São Luís (diversos bairros), Paço do Lumiar, Cururupu, São Vicente de Férrer, São João Batista, Cajapió, São Benedito do Rio Preto, Pedreiras, Colinas, Imperatriz e Raposa.

O elenco formado pelos atores César Boaes (Clarisse; e também autor e diretor do espetáculo), Adeílson Santos (Dijé) e Charles Jr. (Zé Maria) sempre conta com uma abertura especial do espetáculo, em cada cidade. Antes da comédia, a produção prestigia uma atração cultural local – um cantor, um comediante, um grupo de teatro ou de dança, enfim, artistas da comunidade que merecem ter o seu trabalho divulgado e valorizado.

Com um tempo médio de 1H10 de duração, a peça conta com esquetes da montagem original do “Pão com Ovo”. O espetáculo tem texto de autoria de César Boaes e Adeílson Santos, e direção de César Boaes. A encenação mais que afinada fica por conta do talentoso trio de atores, que retrata com maestria e de forma bem humorada situações dos costumes e hábitos das diferentes classes sociais. Detalhe: A peça é sempre adaptada para cada cidade onde é apresentada com uma rápida pesquisa sobre bairros, nomes de famílias tradicionais, linguajar e costumes.

A companhia de teatro Santa Ignorância vem ao longo de sua trajetória, realizando montagens com importantes nomes da dramaturgia nacional, e agora faz sucesso apostando na dramaturgia local e regional.

Pão com Ovo foi encenado a partir da dramaturgia do ator e da mímesis corpórea. A pesquisa feita pelos atores da companhia foi realizada por dois anos em um estudo de observação do corpo das emergentes, socialites e das mulheres de periferia, além de uma estudo de dança de ritmos populares como o brega, funk, o tecnobrega e o forró em casas de festas populares das periferias.

Do Maranhão para o mundo, os atores da Pão com Ovo provam que é possível viver de arte, produzir arte com qualidade no Maranhão e mais, exportar essa arte com sucesso garantido para qualquer local.

Datas e locais das apresentações
São Luis: 28 Julho / Viva da Cidade Operária
Paço do Lumiar: 29 de Julho / Ginásio Ciricão – Av. Principal
São Luís: 30 de Julho / Praça do Letrado – Av. Heitor Augusto – Bairro Vinhais
Cururupu: 03 de Agosto / Praça São Benedito
São Vicente de Férrer: 05 de Agosto / Praça de Eventos – Centro
São João Batista: 06 de Agosto / Praça de Eventos – Centro
Cajapió: 08 de Agosto / Praça Dique de Caxias (conhecida como Praça da Creche)
São Benedito do Rio Preto: 10 de Agosto / Praça da Bíblia – Centro
Pedreiras: 12 de Agosto / Ginásio Goiabal – R. Otávio Passos
Colinas: 15 de Agosto / Av. Beira Rio
Imperatriz: 17 de Agosto / Praça Beira Rio
Raposa: 25 de Agosto / Praça do Viva Raposa
São Luís: 26 de Agosto / Praça Nossa Senhor do Carmo – Coroadinho
São Luís:27 de Agosto / Praça da União – Vila Luizão
São Luís: 07 de Setembro / Parque Folclórico da Vila Palmeira
São Luís: 10 de Setembro / Ceprama – Madre Deus – Centro

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias