Explore!

7 pontos turísticos de São Luís para conhecer sem gastar muito

O Imparcial selecionou sete pontos para você largar mão dessa preguiça e aproveitar o que a cidade tem de melhor!

Reprodução

As férias estão chegando e você está sem dinheiro para viajar? Saiba que São Luís agora conta com novos espaços de cultura e lazer que foram revitalizados pelo governo do Maranhão. A valorização desses pontos têm o intuito de consolidar a capital maranhense como um polo de referência cultural no Brasil. O Imparcial selecionou sete pontos para você largar mão dessa preguiça e aproveitar o que a cidade tem de melhor!

A cultura maranhense é um verdadeiro caldeirão de ritmos, talentos, cores, texturas e sabores, e também de grande potencial para o turismo cultural, histórico e rural. Vale à pena conhecer a nossa são Luís e o melhor: sem gastar muito. Vamos lá?

Concha Acústica da Lagoa da Jansen

Após a recente recuperação de toda a estrutura, a Conha acústica conta com um novo palco, camarins, piso, banheiro externo, arquibancada e calçada do entorno. Um ambiente de integração social por meio da arte e da música, a reinauguração do espaço ficou por conta da Caravana Pão com Ovo no último dia 14 deste mês. A proposta é manter uma programação permanente aos sábados. O espaço tem capacidade de receber mais de 2 mil pessoas e faz parte do Parque Estadual da Lagoa da Jansen, localizado na Rua dos Narcisos – Ponta D’areia. Para mais informações: (98) 3217-4050.

Convento das Mercês

No fim de 2016, foi entregue a reforma do Convento das Mercês, prédio que abriga, também, a Fundação da Memória Republicana. Com boa parte da estrutura interditada por anos, o Convento passou por recuperação estrutural trazendo novas áreas. O espaço funciona como um museu, com valiosas peças literárias e artísticas. Tem ambientes exclusivos para exposições, mostras, vernissages, lançamentos de livros, espetáculos teatrais e palestras. O Convento da Mercês está aberto à visitação de segunda à sexta das 14h às 18h e fica localizado na Rua da Palma, 502 – Desterro, Centro Histórico de São Luís. Para mais informações: (98) 3221-3724.

Espigão costeiro da Ponta D’Areia

Construído em 2014, o espigão foi uma alternativa criada para barrar a erosão e a força da maré na praia da Ponta D’Areia, e acabou se transformando em um novo cartão postal de São Luís. Conta com um amplo espaço para diversas atividades, como ciclismo, caminhada e um bom local para prática de Stand Up Paddle, além de lanchonetes e uma vista privilegiada do pôr do sol. O Espigão fica localizado no final da orla da Praia da Ponta D’areia.

Praça Frei Antônio

Um terreno que servia para acumular lixo e poeira, foi substituído pela Praça Frei Antônio, construída pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís. Localizada entre a Rua Frei Antônio e a Avenida Professor Mário Meireles, no Parque Estadual da Lagoa da Jansen, os moradores passaram a desfrutar de um espaço com bancos, paisagismo e playground. Nos fins de tarde a praça recebe jovens e crianças de todas as idades. Além disso o espaço é projetado para receber piqueniques e esportes como, jogos, patins e skate.

Museu de Arte visuais

Localizado na Rua Portugal, na Praia grande, funciona em um sobrado do século 19, de três andares, e um mirante. É formado por obras de artistas nacionais, estrangeiros e locais, dos séculos 19 e 20, entre os quais Miguel Veiga, Dila, Antônio Almeida, Newton Sá, além de Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Ademir Martins e Cícero Dias. A coleção conta ainda com azulejos, peças decorativas em vidros, cristais, metais e madeira. Aberto de terça à sexta das 9h às 17h, a visitação é pública e sem necessidade de agendamento, exceto para instituições escolares e grupos especiais. A taxa de visitação é de R$ 2,00. Para mais informações: (98) 3218-9938.

Teatro Alcione Nazaré


Em maio, o Teatro Alcione Nazaré, que integra o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, no Centro Histórico de São Luís foi entregue totalmente revitalizado. Reabriu depois de ficar dois anos de portas fechadas. A reforma do teatro incluiu o palco, camarins e outras melhorias como pintura, estrutura do telhado, instalações elétricas. O Centro de Criatividade também foi todo pintado e o anfiteatro passou por reparos. Com apresentações periódicas, a programação do teatro está disponível em página própria na internet. O Teatro Alciona Nazareth fica localizado na Rampa do Comércio, 200, Centro Histórico de São Luís. Para mais informações: (98) 3218-9930/ 9932/9937.

Casa Josué Montello


A Casa Josué Montello foi reaberta em dezembro do ano passado, depois de dois anos fechada para reforma. Com a reinauguração, foi aberto mais um espaço de exposição permanente dedicado ao escritor em comemoração ao seu centenário em Agosto deste ano. O local guarda o último fardão que o escritor vestiu na Academia Brasileira de Letras, medalhas e placas condecorativas, troféus, diplomas, gravuras, quadros e outros objetos pessoais. Com 34 anos de fundação, a Casa Josué Montello conta com quase 30 mil livros e mais de 2 mil fotografias, totalizando um acervo de aproximadamente 60 mil itens. Aberta das 14h às 17h, a instituição fica lozalizada na Rua das Hortas, 508, Centro Histórico de São Luís. Para mais informações: (98) 3219-9945.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias