Humor

Comediante maranhense cria primeiro curso de stand-up do Estado

Curso ensina noções de palco, oratória, técnicas de escrita cômica e equilíbrio emocional. No fim de cada turma é realizado um torneio de stand-up entre os alunos

Genésio Rosado em apresentação no Cine Praia Grande, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho

O maranhense Genésio Rosado é um dos expoentes da comédia stand-up do Estado. Aos 25 anos de idade, morando em uma cidade onde esse tipo de arte ainda engatinha, Rosado já consegue viver do humor. Falando assim, pode parecer que tudo aconteceu de um dia para o outro. Mas não. O sucesso do maranhense com esse sobrenome gozado (você viu o que eu fiz aqui?) é conquistado com muito trabalho. Para você ter noção: subir no palco e fazer a plateia rir por uma hora é o menor deles. Antes disso, há muito trabalho com produção e divulgação. Pensando bem, chamá-lo só de comediante é um erro. Genésio é, antes de qualquer coisa, empreendedor. E foi o seu empreendedorismo que o levou a criar o Curso de Stand-Up com Genésio Rosado, o primeiro deste tipo no Maranhão.

“Eu criei o curso logo após a minha participação no Prêmio Multishow de Humor, em junho de 2016. A ideia era fomentar a comédia maranhense. Então fiz torneios, noites de iniciantes, e notei que havia interesse e muitos sonhadores sem saber como começar. O curso deu um pouco de luz e direção pra essa galera”, explica. “No curso, eu ensino noções de palco, oratória, teatrais, técnicas de escrita cômica e equilíbrio emocional. E também fazemos um Skype por aula com comediantes de fora. Isso ajuda no know-how e na confiança dos alunos, além de aumentar contatos”, completa.

Um dos torneios de stand-up com alunos do curso ministrado pelo comediante Genésio Rosado.

Genésio Rosado explica que cada turma é formada por, no máximo, 10 pessoas. “Mais que isso foge ao controle e o resultado pode não sair como esperado”, pontua. Até o momento, três turmas já passaram pelo curso – incluindo nomes como Romeu Silva e Max Paviaani, outros maranhenses que se destacam na internet com vídeos humorísticos. “Algumas dezenas de alunos já passaram por mim e agora fazem shows juntos. Alguns ex-alunos fazem shows comigo até hoje!”, conta. “Não acho que eles fazem comédia por causa de mim e do curso, mas sem dúvida ele [o curso] foi um catalisador, um atalho para isso, que antes não existia”.

Outro ponto interessante é que, após cada curso, é realizado um torneio de stand-up entre os participantes. Os torneios normalmente são realizados no Cine Praia Grande, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

Como participar?

As turmas são anunciadas pelo instagram do comediante (@genesiorosado). “Eu divulgo no meu instagram e os interessados entram em contato comigo”, explica. Por causa da agenda de shows do comediante, o curso não é realizado com uma periodicidade definida. “Mas quem quer participar não fica de fora. É só entrar em contato comigo”, esclarece.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias