CULTURA

Boi da Madre Deus: 126 anos de resistência e tradição

Ao longo de sua história a brincadeira teve seus momentos de glória ganhando prêmios, viajando para outros estados e agora resiste para manter sua tradição nos arraiais da capital maranhense

Reprodução

O Bumba-meu-boi da Madre Deus, sotaque de matraca, foi fundado por pescadores em 1890 na Madre Deus, bairro tradicional de São Luís. Ao longo de sua história a brincadeira teve seus momentos de glória ganhando prêmios, viajando para outros estados e agora resiste para manter sua tradição nos arraiais da capital maranhense.

Para Sabiá, cantador do Boi há mais de 50 anos é preciso resgatar a participação da comunidade na brincadeira para fortalecer a sua presença na programação junina. “O Boi da Madre Deus já realizou muitas conquistas, foi campeão seis vezes na disputa de bois que ocorria lá na Deodoro. Agora brincadeira enfraqueceu, mas para o ano vai mudar, porque vamos trabalhar com a comunidade, vamos resgatar a força do nosso Bumba-meu-boi”, disse Sabiá.

A universitária e moradora da Madre Deus, Kananda Luiza Nogueira, de 24 anos, acredita que mesmo com as dificuldades o Boi da Madre Deus encanta o público por sua resistência, tradição e união da comunidade que preserva a história do Boi. “O glamour do boi da Madre Deus é a simplicidade e a resistência com que as pessoas fazem a brincadeira, além do comprometimento, então por mais que o Boi esteja passando por uma fase difícil, as pessoas ainda acreditam muito nessa brincadeira. A dedicação e união é o que gera esse glamour. É um sentimento inexplicável quando o Boi desfila no João Paulo até quem não tem tanto envolvimento acaba ficando arrepiado, porque todo mundo se une em prol de um objetivo que é fazer a brincadeira valer a pena e cumprir com sua promessa”, declarou Kananda Luiza.

Para a assistente social e membro da família fundadora do Boi, Ana Laura Nogueira, de 40 anos, o Bumba-meu-boi da Madre Deus é símbolo de família e tradição e para mantê-lo presente nas festas de São João é preciso realizar atualizações e mudanças. “ O Boi da Madre Deus para mim é tradição, família, é onde tudo começou. Sou da quinta geração dos donos, quem criou o Boi foi o meu avô Alexandre Juvenal da Silva, juntamente com pescadores daqui da Madre Deus. Nessa fase de resistência vejo que é preciso mudar e resgatar a participação da comunidade, convidar pessoas de outros bairros para participarem, realizar ações sociais, oficinas de percussão, dança e investir em mídia para que a brincadeira seja vista e atraia ainda mais a atenção do público”, comentou Ana Laura.
Sotaque de Matraca

O sotaque de Matraca tem como principal instrumento a matraca, dois pedaços de madeira e o pandeiro rústico. O sotaque de Matraca tem um ritmo vibrante que contagia o público, os Bumbas-bois desse estilo geram maior engajamento do público, porque qualquer pessoa com um par de matracas pode participar da brincadeira, mesmo que não estejam com as indumentárias.

Serviço

O que? Apresentação do Bumba-meu-boi da Madre Deus

Quando? 28 de junho a partir das 23h

Onde? Capela de São Pedro; Casa das Minas, Casa de Nagô e Largo do Caroçudo

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias