6 dicas

6 bandas e artistas maranhenses para escutar

Confira o que há de melhor atualmente no cenário musical maranhense

O cenário musical maranhense sempre revelou inúmeros artistas e bandas de qualidade técnica inquestionável e sonoridade cativante – são tantas as influências que permeiam a ‘maranhensidade’, que temos aqui as condições perfeitas para que haja uma grande explosão cultural.

O Imparcial destaca seis artistas e bandas da cena atual que representam o que há de melhor na produção musical maranhense. Confira!

 

NÚBIA

A força de Núbia vai do nome – que remete à antiga região situada no vale do Rio Nilo – ao som. A ludovicense de 22 anos possui timbre marcante e agrega ao groove do reggae letras e discursos afiados em tom de protesto. Confira a música ‘Obscuros às Retinas’:

Siga Núbia no soundcloud.

 

GARATUJOS

Composta por Gabriel Rocha no vocal, Gabriel Góes na guitarra, Pedro Müller no contra-baixo, Daniel Almeida na bateria, Bigorna no trompete e Zequinha na Percussão, a banda Garatujos traz um misto de groove, brasilidade e swing. Ouça a música ‘Bacuri’:

Siga a banda Garatujos no facebook, instagram, soundcloud e spotify.

 

ALKALINES

Inspirados pelo melhor do inde rock, como Arctic Monkeys, The Strokes e Queens of the Stone Age, o quarteto foi formado em 2013 por Marcus Vinícius, na guitarra e vocal, Caio Simão, no baixo, André Pires, na guitarra e backing vocal e Guilherme Campos na bateria. Confira a música ‘Thoughts’:

Siga a banda Alkalines no facebook e soundcloud.

 

NATHALIA FERRO

A voz marcante de Nathalia e o jeito que mistura idealismo e doçura com um quê de visceralidade atribuem à artista o status de uma das cantoras em evidência atualmente no Maranhão. Em seu último álbum, intitulado ‘Alice Ainda’, a artista fala sobre sua persistência no trabalho criativo. Escute a música ‘Vila Esperança’:

Siga Nathalia Ferro no soundcloud e spotify.

 

O VÓRTICE

A banda maranhense de ‘surf rock psicodélico’ foi formada em 2015 e possui som volátil e indefinido, passando por diversas influências brasileiras e internacionais. O quarteto é composto por Breno Santos no vocal, Luis Cruz na guitarra, Thiago Barros no baixo e Rafael Carvalho na bateria. Você escuta a música ‘Marinheiro Náufrago’:

Siga a banda O Vórtice no facebook e soundcloud.

 

PAULÃO

O artista surgiu no cenário musical maranhense como Paulo César Linhares, compositor, guitarrista e cantor da banda Pedeginja. Após a pausa do grupo, ocorrida no início de 2015, o artista iniciou a gravação de seu primeiro trabalho solo, o álbum ‘Faz escuro, mas eu canto’. Ouça a música ‘Faz Teu Nome’:

Siga Paulão no soundcloud e spotify.