LANÇAMENTO

A saga dos orixás chega a São Luís

A mãe, a filha e o espírito da santa, de PJ Pereira, será lançado amanhã, em São Luís, na Biblioteca Comunitária Monteiro Lobato, na cidade Operária

Reprodução

Com uma linguagem ágil, quase cinematográfica, o escritor PJ Pereira volta a cena agora com A mãe, a filha e o espírito da santa, uma história sombria, violenta e por vezes engraçada do despertar de Pilar da Anunciação, – a grande vilã de sua trilogia Deuses de dois mundos – uma mulher que, conforme relatos, foi anunciada pelos anjos como a nova Messias.

A ideia para o livro, segundo o autor, surgiu assim que ele terminou o terceiro livro da trilogia. “Pilar da Anunciação, foi a personagem que mais me fascinou ao escrever Deuses de dois mundo. Mas ela já chegava na história pronta em sua vilania. Então, assim que eu terminei o livro da morte, que encerrou a trilogia, eu comecei a imaginar o que poderia levar alguém a ser daquele jeito. O livro foi escrito porque eu precisava saber de onde ela tinha vindo”, explicou. Apesar dessa superposição de personagens, o novo livro é uma história independente, ou seja, sua leitura não está atrelada à leitura dos livros anteriores.

A história em A mãe, a filha e o espírito da santa começa na cidade maranhense de Codó, onde nasce Pilar, filha de uma mãe de santo do Terecô. De lá, segue rumo a Brasília, onde conhece o misticismo new age e as igrejas evangélicas, e chega a São Paulo para se tornar a líder espiritual mais poderosa do país.

Para compor a personagem, PJ foi atrás de relatos e experiências de gurus carismáticos de vários lugares do mundo. “Estudei gente como os líderes religiosos Jim Jones (criador do culto Templo dos Povos, que promoveu um suicídio em massa em Jonestown, em 1978), Charles Manson (condenado pelos assassinatos Tate-LaBianca) e L. Ron Hubbard (criador da Cientologia). Conversei com vítimas de abusos e ex-membros de diversos tipos de organizações que promoviam reforma de pensamento e controle através de crenças místicas e religiosas”, comentou.

Capa, trailer e Carlinhos Brown

Publicitário, PJ Pereira trabalhou diretamente com o capista Pedro Inoue para conseguir o resultado que queria para a capa de A mãe, a filha e o espírito da santa: uma imagem que remetesse à tristeza e à alegria do Nordeste, a seca e a festa do boi-bumbá (nas fitas penduradas no chifre), ao mesmo tempo. “Mas, a mesma imagem, também é uma cruz e um útero, o que complementa o título do livro”, aponta PJ.

Para a divulgação da obra, um book trailer foi produzido pela produtora PBA, dirigido santapelo baiano Nixon Freire e com direção de criação de Estefanio Holtz. A trilha sonora foi composta por PJ e musicada por Carlinhos Brown.
PJ, que atualmente vive nos EUA, estará no Brasil em abril para promoção do novo livro. Fará lançamentos, durante o mês de abril, em São Paulo (2), Rio de Janeiro (4), Brasília (6) e Salvador (8).

Sobre o autor

PJ Pereira é escritor, autor da trilogia best-seller Deuses de dois mundos, que lhe rendeu o Prêmio Luiza Bairros pela contribuição a cultura africana no Brasil. Nascido e criado no Rio de Janeiro, sempre foi fascinado pelas tradições religiosas do Nordeste, de onde vieram seus avós. Daí saiu a inspiração para seus livros. Como publicitário, ganhou um Emmy, produziu longas-metragens e webséries, e é o único brasileiro com quatro Grand Prix no festival de Cannes. Mora na Califórnia com a mulher e o filho.

Serviço: Lançamento do livro A mãe, a filha e o espirito da santa
Quando: Hoje, às 9h
Onde: Biblioteca Comunitária Monteiro Lobato, na cidade Operária (Rua 11, nº38)
Valor: R$ 49,90
496 páginas

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias