OPINIÃO

Há limites para o humor ou vale tudo em nome da liberdade de expressão?

Discussão sobre o humor que utiliza sátiras relacionadas ao preconceito é constamente alvo de debates

Inúmeros casos nos últimos anos fizeram com que os holofotes se voltassem aos conflitos entre a liberdade de expressão e proteção de direitos de grupos e indivíduos. Mensagens transmitidas em livros, filmes, programas de TV, publicações na internet e até piadas de humoristas fizeram com que negros, homossexuais, mulheres e outras minorias se sentissem ofendidos.
ss

Através das redes sociais e outros artifícios da internet, a possibilidade de fazer piada a qualquer hora e com qualquer assunto se tornou mais viável. O humor é o espelho social mais fidedigno que existe. Ele apenas acompanha as tendências socioculturais e reflete os padrões, pensamentos, atitudes e preconceitos que as pessoas têm e, por muitas vezes, ocultam. Rafinha Bastos é um exemplo impossível de não ser mencionado. Humorista polêmico, já teve que responder por muitos processos judiciais em resposta a suas piadas. Rafinha tornou-se famoso por tiradas que comentavam sobre vítimas de estupro, deficientes mentais e até sobre o episódio onde alegou que “comeria até o bebê dela”, referindo-se ao filho de Wanessa Camargo.

 Por causa de uma piada sobre o profeta Maomé, terroristas promoveram um atentando ao jornal francês Charlie Hebdo, no dia 7 de janeiro de 2015, assassinando 12 pessoas, incluindo uma parte da equipe do Charlie Hebdo e dois agentes da polícia nacional francesa

Quem conta “piadas” que ultrapassam o limite do bom gosto diz ser adepto do politicamente incorret e alega que toda forma de censura é abominável. O documentário “O Riso dos Outros”, produzido para a TV Câmara, discute a partir de entrevistas com humoristas como Danilo Gentili e Rafinha Bastos, o cartunista Laerte, o escritor Antonio Prata e o deputado federal Jean Wyllys, o limite entre a comédia e a ofensa, a liberdade de expressão e o respeito à dignidade alheia. O filme foi dirigido e roteirizado por Pedro Arantes, de séries de humor como “As Olívias”, do canal Multishow, e “Vida de Estagiário”, da TV Brasil, e está fazendo sucesso pela rede.

Nós de O Imparcial queremos saber o que você acha sobre este tema. É possível definir os limites aos direitos em uma democracia? Quais devem ser os mecanismos adotados para proteger esses direitos e deveres? A proibição de piadas ofensivas é ou não censura? Proibir a piada é a melhor forma de proteger o ofendido? Há outra forma de proteger tanto a liberdade dos humoristas quanto o respeito dos ofendidos? Os alunos podem ser convidados a discutir essas questões, consultar fontes informativas e contrapô-las com seus próprios pontos de vista.
Confira abaixo o documentário:
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias