OPORTUNIDADE

Último dia para inscrição no vestibular do ITA no Maranhão

É a primeira vez que a prova será realizada em São Luís. Até o ano passado, os jovens maranhenses que sonhavam estudar no ITA tinham que se deslocar para Fortaleza, Teresina ou Belém

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Os estudantes maranhenses que sonham ingressar em uma das universidades mais prestigiadas do país, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), tem até esta sexta-feira (15) para se inscreverem no vestibular que será realizado entre os dias 12 e 15 de dezembro em São Luís.

É a primeira vez que a prova será realizada em São Luís. Até o ano passado, os jovens maranhenses que sonhavam estudar no ITA tinham que se deslocar para Fortaleza, Teresina ou Belém para realizar o exame, o que era um entrave para aqueles que não tinham condições financeiras para bancar as despesas com passagem e hospedagem. Com essa mudança, mais estudantes maranhenses poderão concorrer as 110 vagas oferecidas pelo Instituto para as seis graduações em engenharia.

PreUni ITA

O Governo do Estado criou o PreUni ITA programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O PreUni ITA é um curso preparatório gratuito com aulas intensivas todos os sábados, pela manhã e à tarde, na unidade plena no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), localizada na Rua Grande, centro de São Luís. Durante todo o sábado os candidatos assistem aulas de Português, Matemática, Física, Química, Inglês e Redação, matérias específicas do vestibular do ITA.

“O PreUni ITA é mais um esforço do Governo do Estado para preparar os jovens do Maranhão para concorrer em melhores condições ao vestibular de uma das universidades mais prestigiadas do país, é mais um programa para dar mais oportunidades de crescimento para os nossos alunos”, enfatizou o secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles.

As aulas do PreUni ITA tiveram início no dia 10 de junho e vão continuar até o fim do ano quando será realizado o exame. No dia 29 de julho os estudantes participaram do 1º simulado organizado pela equipe de professores contratada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com questões que acompanham o nível de complexidade do vestibular do Instituto. A proposta é que os alunos assimilem o grau de dificuldade que encontrarão no exame. O segundo e terceiro simulados serão realizados nos dias 30 de setembro e 25 de novembro.

Sobre o ITA

O ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (Comaer). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no setor aeroespacial, o ITA oferece curso de graduação em engenharia nas especialidades aeronáutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, da computação e aeroespacial.

Os alunos de graduação recebem ensino e alimentação gratuitos ao longo dos cinco anos de curso, além de moradia a baixo custo dentro do próprio campus. Ano passado mais de 12 mil candidatos se inscreveram para concorrer às 110 vagas nos seis cursos. O vestibular do instituto é o mais concorrido do país na área da engenharia.

Vestibular ITA

As inscrições para o vestibular devem ser realizadas no site do Instituto (www.vestibular.ita.br). Os interessados devem concordar com as condições exigidas no edital e efetuar inscrição. Para participar é necessário CPF, ter, no máximo 23 anos de idade no dia 31/12/2017 e ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio este ano.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias