mundo corporativo

Empresas maranhenses investem em inovação

Em 2020, o Maranhão deve se tornar um dos polos de inovação do país

A It Happens nasceu do Grupo Mateus para desenvolver sistemas. Hoje, ela tem uma estrutura com mais de 60 colaboaradores

O componente de inovação passou a integrar o universo das empresas que atuam no Maranhão. O mundo corporativo, diante da necessidade de buscar soluções que dinamizem as operações diárias, tem se aberto à análise, adoção e ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Investir em inovação ou adotar ideias criativas tem modificado o ambiente de empresas em busca de soluções viáveis para seus negócios, e isso tem contribuído para o desenvolvimento de colaboradores, criação de novas vagas de trabalho e incentivo a atividade de startups.

Colaborativamente, o Maranhão tem crescido no mercado de inovação. A atuação dos centros de ensino e pesquisa tem fomentado a capacitação, associações têm promovido incentivos e empresas têm aberto suas portas para integrar essas iniciativas.

Para o presidente da Startup Maranhão, Bruno Lima, as parcerias têm contribuído para o desenvolvimento do mercado no estado. “A previsão é que, em 2020, o Maranhão se torne um dos polos de inovação do Brasil, com todo esse desenvolvimento de projetos no setor de ensino, abertura das empresas para novas iniciativas e programas governamentais”.

DESENVOLVIMENTO

O Grupo Mateus, além de buscar soluções inovadoras para sua operação, criou uma estrutura própria de desenvolvimento de sistemas para garantir a automatização dos processos de seus empreendimentos.

A rede opera nos segmentos de supermercados varejo e atacado, eletro, panificação, produtos farmacêuticos e distribuição de produtos para os estados do Pará, Piauí, Tocantins e Maranhão.

O Setor de Desenvolvimento de Sistema surgiu como um departamento do Grupo Mateus e virou uma empresa à parte, a It Happens, que é fornecedora do grupo e também oferece os sistemas a outros clientes.

“Hoje, nós somos outra empresa, essa turma toda aqui é que a gente chama de It Happens, onde desenvolvemos nosso próprio sistema e já estamos atendendo a terceiros”, relata Mateus Júnior, diretor da It Happens.

De acordo com Júnior, quase 100% do grupo já funciona com o sistema desenvolvido pela empresa de tecnologia. “Viramos para o nosso próprio sistema todas as lojas de varejo, os centros de distribuição (CDs), faltando apenas o de Imperatriz que atende à venda por atacado, mas que está em processo de conclusão”.

A empresa nasceu da necessidade de desenvolver sistemas mais eficazes às demandas do grupo. “O fornecedor antigo não conseguia atender na mesma velocidade que a gente precisava, esse era o nosso grande gargalo”.

Hoje, o departamento virou uma empresa com mais de 60 colaboradores, que passou a atender não só ao grupo, como também outras empresas.

Os sistemas são voltados para o setor de supermercados. A ideia inicial é atingir pequenos e médios varejos e atacados de todo o estado.

“Começamos a desenvolver internamente, com alguns colaboradores, um relatório aqui e outro ali e foi suprindo algumas necessidades dos setores. Contratamos mais profissionais e montamos uma equipe completa de TI, depois fi zemos outras rodadas de contratação que hoje formam a base atual”, descreve Júnior.

Para o Grupo Mateus, a empresa fornece o sistema financeiro, contábil, logística, e está terminando de desenvolver a frente de loja. “Tudo que demanda da necessidade do grupo passamos a desenvolver internamente”.

Para a expansão dos serviços da It Happens, todos os produtos são testados no Grupo Mateus, antes de serem ofertados externamente. “Já estamos testando os sistemas em mais de 35 lojas de varejo e atacado, fora as de eletro, e em mais de cinco CDs. Quando a gente sair para oferecer a solução, é porque ela é robusta e segura. Esse é nosso grande diferencial, a gente está dentro da escola”.

Segundo Mateus Júnior, o investimento em inovação possibilitou uma flexibilidade muito maior ao grupo porque o sistema passou a ser adaptado às necessidades da rede. “Alterações ao longo do processo são mais viáveis que antes. Cada setor apresenta suas demandas e adaptações são possíveis. Os departamentos são atendidos como clientes, e o que eles trazem como necessidade, fazemos o máximo para adaptar”.

Outra vantagem de desenvolver seu próprio sistema foi a relação custo-benefício, conforme o comparativo de preços cobrados por outras empresas. “Além da economia, o investimento compensa pela agilidade e confiança que o pessoal tem no sistema, que antes a gente não tinha. Hoje, a grande preocupação nossa aqui é de dar um retorno mais rápido possível. Temos reunião periódica e o próprio cliente acompanha o desenvolvimento, e só damos por entregue qualquer rotina depois que o cliente dá o ‘Ok’”, aponta Mateus Júnior.

A estrutura da It Happens foi montada em 2016 na sede administrativa do Grupo Mateus em São Luís. O ambiente foi preparado para os profissionais desenvolverem suas funções de forma descontraída e colaborativa. “Se você for pensar a média de idade da galera aqui, não dá nem 30 anos. Aqui tem muita gente nova que a gente traz do IFMA, UFMA, então, o grupo é bem jovem”, descreve.

O Grupo Mateus também cede o espaço para grupos de startups realizarem seus próprios projetos. Atualmente, estão no local cinco startups, entre as quais, a de um aplicativo que oferece serviços de diaristas e outra que desenvolve impressora 3D. As startups foram escolhidas em um processo seletivo, e outras devem ser chamadas no segundo semestre.

“É um incentivo às startups maranhenses. Cedemos o espaço para eles com internet e tudo mais. As que chamamos não necessariamente têm a ver com nossas necessidades. Eles apresentaram a ideia e nós apoiamos”.

Outro projeto desenvolvido pela It Happens é o serviço de e-commerce disponível no site Canto do Chefe. Iniciado há cerca de um ano, o projeto passou por planejamento e desenvolvimento. O e-commerce é voltado para o mercado transformador de alimentos, os foods services (bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, motéis, hamburguerias, etc). O cliente adquire os produtos sem necessitar ir às lojas de atacado do Grupo Mateus e sem pagar pela entrega. “Lançamos ele aberto ao público no mês de junho, e três meses antes ficou em teste com clientes selecionados por etapas e está tendo uma aceitação muito boa”, destaca Mateus Júnior.

O desenvolvimento das tecnologias também tem modificado os ambientes de ensino. A tecnologia, mídias sociais, gamificação e plataformas educacionais on-line estão remodelando as aulas e transformando o processo de aprendizagem.

Os projetos de inovação desenvolvidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da UNDB são idealizados para trazer impactos diretos à comunidade.

Entre os muitos projetos em destaque, na pesquisa desenvolvida pelos alunos do curso de Sistemas de Informação, Thiago Feitosa, Luís Paulo, Ramon Barros e Dalton Seixas, orientados pelos professores Rodrigo Monteiro e Pedro Brandão, está a ‘Ferramenta para auxílio da escrita com os olhos’, que trabalha estudos em Visão Computacional e recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema). A finalidade do projeto é desenvolver uma ferramenta baseada em processamento de imagens, que seja capaz de auxiliar o paciente a escrever textos com apenas o movimento dos olhos. Assim, o usuário pode utilizar computador, navegação na web e outros softwares, a partir de sinais emanados pela íris dos olhos.

O aluno Thiago Feitosa relata que se interessou em se envolver no projeto devido à possibilidade de inserção ou reinserção de pessoas que apresentam alguma limitação de movimento. “Estamos focados em desenvolver uma ferramenta capaz de interagir com o usuário pelo reconhecimento facial, possibilitando a sua total autonomia sobre computadores ou smartphones, por meio do globo ocular do indivíduo. Desta maneira, quem tem algum tipo de limitação de movimentos, seja por acidente vascular cerebral ou acidentes que levaram o indivíduo à tetraplegia, poderão se comunicar de maneira mais eficaz e vislumbrar uma recolocação no mercado de trabalho. Nossa intenção é que estas tecnologias proporcionem mais qualidade de vida a essas pessoas e que, em breve, possam ter alcance nacional e internacional”, comenta o aluno pesquisador.

Outro importante projeto, em fase de desenvolvimento, é o K Hunters – um serious game voltado para crianças com déficit de atenção e baixo autismo.

Em busca de soluções

A mineradora Vale é uma das empresas que utilizaram a parceria com a comunidade acadêmica, representantes institucionais e empreendedores do estado para obter aprimoramento.

O projeto InoVale visa ao desenvolvimento do mercado de inovação e, sobretudo, buscar soluções dentre as necessidades de nove áreas da Vale, entre as quais, educação, transporte, saúde, gestão da informação, sustentabilidade e processos operacionais.

Com o suporte da Creative Pack, a Vale selecionou, dentre 24 projetos apresentados, quatro iniciativas de startups existentes e em formação. Participam como parceiros do programa InoVale as universidades Estadual e Federal do Maranhão, UNDB, Ceuma, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Para o gerente de Implantação de Projetos em Logística da Vale, André Andrade, o projeto é um grande fomento ao desenvolvimento do mercado local. “A Vale vai lançar periodicamente projetos para reter talentos no estado. É uma forma de trabalhar de maneira muito positiva, a exemplo de grandes empresas que estão explorando esse mercado”.

Na empresa, foram criados ambientes colaborativos onde empregados, pesquisadores e empreendedores maranhenses desenvolvem ideias e soluções criativas em diversas áreas operacionais da empresa.

“A Vale está atenta ao movimento das startups e criou um espaço dentro da empresa com elementos que inspiram as pessoas para que essas inovações aconteçam e os empregados possam evoluir. Com essas novidades, o ganho é bem maior”, avalia Andrade.

Capacitação

Esse movimento voltado para a área de inovação do estado com o incremento cada vez maior de iniciativas para o desenvolvimento de profissionais e empreendedores inspirou abertura do curso de Pós-Graduação em Gestão da Inovação, uma parceria entre a UNDB e a The Creative Pack. Com a necessidade de formação de um novo profissional, o profissional de inovação, o curso contribui para o desenvolvimento de profissionais com capacidade para pensar estrategicamente e utilizar de forma eficaz modernas ferramentas e técnicas. O curso é voltado a empresários, gestores de empresas, gestores públicos, profissionais em nível gerencial nas áreas de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, Marketing, Vendas, Produto, Planejamento e Operações. “O curso nasceu da necessidade de capacitação de um novo profissional exigido pelo mercado e que tem buscado esse incremento. Ele é pioneiro na região Meio-Norte e foi lançado no final do mês de junho e as vagas estão quase esgotadas”, aponta o professor Bruno Nogueira, assessor de tecnologia educacional do Grupo Dom Bosco.

 

 

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