Geral

TJ-MA inaugura o Fórum de Viana nesta quinta-feira (25)

O novo prédio – localizado na Avenida Luís de Almeida Couto, bairro Barreirinhas – tem dois pavimentos, com área total construída de 1.193,58 m²

Determinação foi protocolada por meio de Ação Civil Pública. (Foto: Reprodução)

A Justiça estadual na Comarca de Viana passará a funcionar em novo prédio a partir desta quinta-feira (25). Na mencionada data, o Tribunal de Justiça do Maranhão inaugura o Fórum Des. Manoel Lopes da Cunha, às 10h, com a presença do presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha, e das juízas Odete Maria Pessoa Mota Trovão e Carolina de Sousa Castro, titulares da comarca.

O novo prédio – localizado na Avenida Luís de Almeida Couto, bairro Barreirinhas – tem dois pavimentos, com área total construída de 1.193,58 m², em terreno doado pela Prefeitura de Viana. Ele foi preparado para abrigar duas unidades jurisdicionais, com sala de audiência, gabinete de juiz, assessoria, secretaria judicial, arquivo, sala de distribuição e protocolo, sala da OAB e de oficiais de Justiça, recepção, sala de depoimento especial, salão do Júri com 90 lugares, copa e banheiros feminino, masculino e adaptados para pessoas com deficiência.

“Estamos muito felizes, eu como juíza e também os servidores, em recebermos uma casa nova, um prédio com excelentes instalações. Viana é uma cidade que merece esse novo fórum e estamos bastante satisfeitos com o resultado da obra”, declarou a juíza Odete Trovão, titular da 1ª Vara.

Para a magistrada Odete Trovão e para a titular da 2ª Vara da comarca, juíza Carolina Castro, a prestação jurisdicional irá melhorar, pois todos estarão bem instalados, tanto servidores quanto magistrados, bem como a comunidade, que terá mais conforto. Para as duas magistradas, o novo prédio está num local de melhor acesso, tendo ao lado a sede local do Ministério Público.

INVESTIMENTO – Além da estrutura física para o funcionamento da Justiça estadual, o Fórum de Viana está alinhado à política socioambiental, implementada pelo TJMA em 2016. O novo prédio possui sua própria estação de tratamento de esgoto, para tratar todos os dejetos produzidos em seu prédio antes de direcioná-los ao descarte, evitando a degradação do meio ambiente. Além de Viana, os fóruns de Olinda Nova, Maracaçumé e São Mateus possuem esse benefício até o momento.

Para a construção do novo prédio, o Tribunal de Justiça investiu R$ 2.177.567,49 na obra, iniciada em setembro de 2015, durante a gestão da desembargadora Cleonice Freire. A pedra fundamental de construção foi inaugurada em 23 de setembro de 2011, pelo então presidente do TJMA, desembargador Jamil Gedeon.

“O novo Fórum de Viana segue o projeto padrão, com toda a estrutura necessária para a prestação jurisdicional. A obra demorou mais tempo do que estava previsto devido a problemas técnicos, que foram solucionados com todo o cuidado necessário”, comentou a diretora de Engenharia do TJMA, Tyara Oliveira.

SERVIÇO

INAUGURAÇÃO DO FÓRUM DE VIANA

QUANDO: Quinta-feira, dia 25 de maio, 10h

ONDE: Avenida Luís de Almeida Couto, s/nº, bairro Barreirinhas – Viana (MA)

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias