Mostra de Profissões

Projeto da UEMA leva alunos do ensino médio para conhecer cursos de graduação

De acordo com a organização do evento, os números de alunos e escolas interessadas no evento superou em quase três vezes o esperado para a edição deste ano

Todo aluno de ensino médio vive um dilema em comum: qual profissão escolher. Pensando em esclarecer a cabeça de muitos desses estudantes, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, nessa quinta-feira (25), a III Mostra de Profissões, que reuniu mais de 2.500 alunos de mais de 15 escolas em todos os campi da universidade espalhados pelo Maranhão.

“Eu quero cursar Medicina, mas ainda tenho aquela dúvida. A gente escuta falar do curso, acha que é aquilo que falaram, mas nunca é do jeito que a gente espera. Então, vim para conhecer melhor os cursos e tentar me decidir qual profissão quero seguir”, disse o estudante Lucas Silva, acompanhado dos colegas de classe durante uma palestra sobre consciência ambiental da área de ciências naturais.

Em São Luís, o evento se espalhou por pelo menos quatro prédios, que englobavam cursos como os de pedagogia, engenharias, medicina veterinária, agronomia, direito, ciências sociais, administração, CFO e muitos outros.

Para o cadete Pedro, que palestrou sobre o Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Maranhão, tirar as dúvidas que muitos adolescentes têm sobre o curso é uma oportunidade valiosa. “Ter esse momento com os estudantes é interessante para quebrarmos os mitos em cima dos cursos, das profissões. No curso de CFO, por exemplo, muita gente reduz nossa aprendizagem ao militarismo e todas aquelas referências que temo de tempos atrás, da década de 60, 70, etc. Mas o curso vai além disso e mostrar isso para eles como opção de vida e de carreira é muito bom”, disse.

Durante todo o dia os estudantes contaram com uma programação variada, que incluiu acolhida aos participantes, palestras, visitas monitoradas aos centro/campi, com apresentações de laboratórios, projetos, atividades de pesquisa e extensão, informações sobre o PAES, sobre o Programa Ensinar e atrações culturais.

De acordo com a organização do evento, os números de alunos e escolas interessadas no evento superou em quase três vezes o esperado para a edição deste ano e confirmou que uma nova edição será realizada no fim do primeiro semestre do ano que vem.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias