Natureza do MA

Litoral maranhense possui quase 20 espécies diferentes de tubarão

Entre as espécies presentes no litoral maranhense, as mais comuns são tubarões martelo (4 espécies diferentes), tubarão lixa e o tubarão rabo seco

Reprodução

Eles causam medo em muita gente, mas são mais inofensivos do que a maioria de nós imagina. Conhecidos pela fama de vilões, os tubarões chegam até a colocar banhistas de algumas partes do país em alerta, mas especialistas garantem essa relação turbulenta entre humanos e tubarões não é regra. Tanto que o litoral maranhense está repleto desses animais e o último ataque registrado nas praias de São Luís foi em 1995.

“Muitas espécies de tubarões têm distribuição no mundo todo, como é o caso do tubarão tigre. O litoral maranhense, por ser uma região com muitos rios e muitos peixes, termina tendo muitos tubarões também. Temos 19 espécies, mas a maioria é pequena, exceto tubarões tigre, lixa, cabeça chata, martelo e outras espécies mais raras”, explica o pesquisador em biologia marinha Leonardo Feitosa.

Entre as espécies presentes no litoral maranhense, as mais comuns são tubarões martelo (quatro espécies diferentes), tubarão lixa e o tubarão rabo seco. O tubarão tigre também é uma espécie que navega pelas águas maranhenses, tanto que uma foto com três animais dessa espécie sendo pescados no Maranhão causou polêmica essa semana.

“As espécies que têm aqui, como o tigre e o cabeça chata, são conhecidas por ataques no mundo todo, inclusive em Recife. Entretanto, por conta das praias rasas que nós temos, é mais difícil um animal de grande porte que pode realmente causar ferimentos graves em um eventual ataque chegue a atacar. Mesmo assim, segue a máxima: água no umbigo, sinal de perigo”, explica o pesquisador.

Ainda não se sabe se a pesca desses animais no litoral maranhense foi intencional ou não, mas a legislação é clara quanto a isso: pescar com o intuito de capturar tubarões é proibido em todo o território nacional, independentemente da espécie.

Falsos vilões

Sobre a fama de vilões que esses animais têm, Leonardo esclarece que ela não corresponde ao verdadeiro instinto da espécie. “O filme ‘Tubarão’ fez um estrago imenso para a imagem desses animais. Os incidentes com tubarões são estritamente casuais e ocorrem, majoritariamente, por conta de mordidas investigativas, ou seja, o tubarão está investigando o que está ali. Infelizmente, por conta da força que esses animais tem, os danos causados a nós podem ser muito grandes”, conta.

“Esse temor e, às vezes até ódio, leva a matanças absolutamente covardes como a de Alcântara. Os tubarões hoje em dia são os peixes mais ameaçados de extinção no mundo e o Brasil é um grande contribuinte para esse cenário atual. Todo ano estima-se que 100 milhões de tubarões morram para abastecer o mercado chinês e, além disso, países como o Brasil têm sido um dos maiores importadores mundiais da carne desses animais”, completa.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias