Educação

Abertas inscrições do Parlamento Estudantil Maranhense

Além disso, foram abertas também as inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro; estudantes têm até o dia 9 de junho para se inscrever

Estão abertas as inscrições para os programas Parlamento Estudantil Maranhense e Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Os estudantes têm até o dia 9 de junho para inscrever suas propostas no site da Câmara Federal, no endereço www.camara.leg.br/pjb.

Os estudantes devem imprimir e preencher a ficha de inscrição, elaborar um projeto de lei junto a sua instituição de ensino e encaminhar, junto com os documentos solicitados, à Coordenação Estadual da Secretaria Adjunta de Programas e Projetos Especiais (Sappe/Seduc), por meio do email: maranhao.pjb2017@gmail.com. O material também pode ser enviado pelos Correios ou entregue na Sappe/Seduc, localizada na Rua Paulo Frontim, nº 386, bairro Monte Castelo.

Ao se inscrever, os estudantes já estarão participando da seleção para os dois programas. Podem participar alunos devidamente matriculados nas escolas públicas e privadas do Maranhão, que estejam frequentando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou o 2º, 3º ou 4º do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Os estudantes devem ter entre 16 e 22 anos de idade. O regulamento do programa, chamado de Manual de Procedimentos do PJB e que apresenta todas as orientações e exigências para participação dos alunos interessados, também está disponível no site da Câmara Federal.

No âmbito do Legislativo maranhense, o programa vai ser constituído por 21 deputados estudantes, que vão vivenciar todo o processo legislativo e de liderança. Eles serão diplomados, empossados e investidos no mandato de um ano, no qual atuarão na rotina dos trabalhos legislativos da Assembleia.

O objetivo dos programas é levar o estudante a pensar na sua realidade, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas, em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é responsável pela coordenação de ambos os projetos.

O Parlamento Estudantil Maranhense será executado por meio de um convênio firmado com a Seduc e a Assembleia Legislativa. O Parlamento Estudantil Maranhense foi executado em dois períodos, de 2005 a 2009. Em 2016, a Assembleia reativou e readequou em estrutura e metodologia nos moldes do Parlamento Jovem Brasileiro da Câmara Federal.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias