Escolas maranhenses

Profissões e sonhos surgem na 1ª semana de aula nas escolas de tempo integral

Dos 11 centros de tempo integral, seis na capital e cinco em municípios maranhenses

Reprodução

“O ensino integral é uma forma renovadora da educação no Brasil, porque a partir do momento em que os alunos passam o dia todo na escola, eles estão livres de serem corrompidos pelo mundo lá fora. Este modelo de ensino vem atraindo os alunos a querer cada vez mais a estudar. É uma nova ferramenta de incentivo para gente”, comentou a estudante Flávia Andreyna, de 16 anos, aluna do segundo ano, durante a primeira semana de aula, no Centro de Educação Integral Cidade de São José de Ribamar, antigo Caic, localizado na Região Metropolitana de São Luís.

A unidade é uma, do total de 18 unidades de tempo integral já implantadas, sendo 11 centros de tempo integral implantados e habilitados pelo Governo do Maranhão por meio do programa “Educa Mais” e sete unidades plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) localizadas em Axixá, Bacaberia, Pindaré, Coroatá, São José de Ribamar, São Luís e Timon.

Dos 11 centros de tempo integral, seis na capital e cinco em municípios maranhenses. São mais de quatro mil alunos contemplados nas novas estruturas, onde eles cumprirão a carga horárias de 37,5 horas/aulas semanais, de segunda a sexta-feira.

Na educação integral, logo nesta primeira semana de aula, os alunos realizam suas escolhas pela área que desejam aprofundar seus estudos nos três anos do Ensino Médio, seja na arte, estética, música, linguagens, ciências humanas, matemática, ciências da natureza, dentre outras.

 

Da rotina

São nove horários de aula por dia, divididos entre os turnos manhã e tarde com os componentes curriculares nacional da base comum, adicionada a matérias eletivas e do projeto de vida, onde os alunos projetam uma profissão para o futuro e desempenham atividades afins. No final de todo o aprendizado, os estudantes passam por avaliação com metodologia de ensino das escolas de tempo integral.

A matéria eletiva de cada uma das unidades das escolas de tempo integral depende da demanda específica dos alunos de cada região. São propostos temas e com base no que se apresenta aos estudantes, eles elegem o que querem que seja abordado em sala de aula.

Os alunos entram nas estruturas por volta das 7h10 e saem às 17h. Nesse tempo, eles recebem um total de três refeições, sendo uma no primeiro intervalo, às 9h30, onde é servido um lanche, às 12h o almoço e as 15h o lanche da tarde. Todas as refeições servidas nas unidades seguem uma dieta elaborada por nutricionistas da Supervisão de Alimentação do Estado, no qual foram pré-estabelecidas variações de nutrientes que contribuem no desenvolvimento físico, e, consecutivamente, num melhor aprendizado escolar dos estudantes.

Com cozinhas e refeitórios totalmente equipados e profissionais de manipulação de alimentos, uma unidade com aproximadamente 400 alunos, utiliza em média 28 quilos de arroz e 12 quilos de feijão, além da proteína servida no dia, acompanhada de salada e suco da fruta.

 

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