Aplicativo em São Luís

Aplicativo ‘Meu Ônibus’ acompanhará horário de coletivos em tempo real

Agora vai ficar mais fácil para saber o horário que cada ônibus vai passar em cada parada; saiba como baixar

Honório Moreira

Com muita facilidade, pegar ônibus em São Luís pode se tornar uma tarefa estressante. Por isso, a missão do aplicativo “Meu Ônibus”, lançado oficialmente nesta quinta-feira (9), é monitorar os horários que cada ônibus chegará em cada parada de coletivos da capital maranhense. Gratuito, o aplicativo pode ser baixado em qualquer smartphone com sistema Android. A previsão é que, até o fim do mês, o app seja disponibilizado para o sistema iOS.

A ferramenta reúne dados de GPS de aproximadamente 936 ônibus que circulam na capital e através do aplicativo, é possível saber, em tempo real, a previsão de chegada do ônibus no ponto. O aplicativo mapeará cerca de 1.400 pontos de ônibus de São Luís e beneficiará mais de 765 mil usuários do transporte público da capital.

Durante a coletiva de imprensa realizada nesta quinta, o secretário de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, falou sobre a ajuda que o aplicativo dará aos usuários de transporte público da capital. “Com o ‘Meu Ônibus’, a pessoa não precisa mais sair com 30 minutos de antecedência de casa sem saber, ao certo, como está a situação do trânsito. Com o aplicativo, a pessoa pode se programar e sair de casa com mais tranquilidade. Sem dúvidas o  aplicativo vai proporcionar conforto e economia de tempo”, disse.

Também estiveram presentes na coletiva o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda, o vice-prefeito, Júlio Pinheiro, o presidente da Agência Metropolitana de São Luís, Pedro Lucas Fernandes e o líder do partido na câmara Pavão Filho.

Secretário Municipal de Trânsito de Transportes, Canindé Barros, Prefeito Edivaldo Holanda, vice-prefeito Júlio Pinheiro e presidente da Agência Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes. (Foto: Honório Moreira)

Para o lançamento do aplicativo foram feitos diversos estudos de mapeamento para comprovar a eficácia do aplicativo. O sistema utilizado em São Luís é o mesmo que grandes cidades como Palmas e Fortaleza utilizam em seus respectivos sistemas de transporte coletivo.

“A iniciativa trará conforto aos usuários de ônibus de São Luís. Nada na gestão pública acontece do dia pra noite, tudo necessita de planejamento. O aplicativo ‘Meu Ônibus’ é resultado de mais uma solução e melhoria planejada e executada pela nossa gestão” afirmou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

Como baixar

O aplicativo pode ser adquirido, gratuitamente, através da loja do celular. Basta o usuário ter um smartphone ou tablet com sistema Android conectado à internet. Em seguida, o usuário deve acessar a loja virtual do celular (Google Play ou App Store) e digitar na área de busca os termos: “Meu Ônibus São Luis”.

Após a conclusão do download, o aplicativo deve habilitar a função de GPS do celular. O usuário pode habilitar a função manualmente se preferir. Feito isso, o aplicativo já fica disponível para ser usado.

Como funciona

O aplicativo busca os pontos de ônibus em um raio de 2km mais próximos dos usuários. Através dele, é possível verificar o itinerário das rotas, saber se a linha na qual o usuário pegou passa no local onde ele deseja ir, além da localização e chegada dos ônibus. Isso é possível pois o aplicativo recebe informações dos GPS instalados nos ônibus da capital e assim, ele consegue adquirir essas informações que podem ser vistas no aplicativo.

Outro ponto importante é que o tempo de chegada varia de acordo com o trânsito da cidade. As informações que constam no aplicativo são atualizadas a cada 30 minutos, variando de acordo com o trânsito e a rota escolhida.

Ainda no próprio aplicativo, é possível tirar dúvidas, fazer reclamações e sugestões de melhoria no aplicativo. Segundo Rafael Portelada, consultor do centro de operações municipal de São Luís, a ideia de sugestões é aproximar o usuário da prefeitura e proporcionar mais qualidade para o usuário do transporte público de São Luís e consequentemente, do aplicativo ‘Meu Ônibus’.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias