Estudantes maranhenses

Alunos do SESI participam de Festival de Robótica em Minas Gerais

Durante os dois dias, as duas equipes maranhenses, Robotic´s Angels e Einstein Robotic, competirão com 32 equipes formadas por alunos entre 9 e 16 anos

Reprodução

Onze alunos do ensino fundamental e médio do Serviço Social da Indústria (SESI-MA), das escolas Anna Adelaide Bello, de São Luís e Marly Sarney, de Imperatriz, já estão em Minas Gerais, onde participam nos dias 17 e 18 de fevereiro da fase regional do Torneio Internacional de Robótica FLL (First Lego League) que acontece no campus do UniBH Buritis, na capital mineira. Desde 2013, o SESI é o operador oficial do Torneio de Robótica em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).

Durante os dois dias, as duas equipes maranhenses, Robotic´s Angels e Einstein Robotic, competirão com 32 equipes formadas por alunos entre 9 e 16 anos de todo o estado de Minas Gerais e de outras partes do país que disputarão o título da competição e, de quebra, uma vaga na disputa nacional, que acontece neste ano, em Brasília.

O tema oficial desta temporada é o Animal Allies ou animais aliados. A ideia é buscar soluções para que a relação entre homens e animais seja amistosa para ambos. Os alunos serão avaliados em quatro categorias: projeto de pesquisa sobre o tema da atual temporada; desafio do robô, no qual, na mesa de competição os robôs precisarão executar missões de forma autônoma; Design, que envolve o desafio mecânico da criação dos robôs, estratégias, lógica, matemática e programação. Além de Core Values ou valores fundamentais, que avaliará a capacidade de trabalhar em equipe dos competidores.

Vale lembrar que a equipe da Escola SESI Marly Sarney de Imperatriz conquistou o 5º lugar no Festival de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL), uma das competições da Olimpíada do Conhecimento, realizada em Brasília e a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica- etapa Maranhão em 2016.

Para a superintendente do SESI-MA, Roseli Ramos, a entidade maranhense vem ganhando lugar de destaque nas competições nacionais. “O nome do SESI-MA tem sido muito bem representado por nossos alunos nas competições em diversos estados, e nos sentimos honrados por contribuir com a educação de jovens comprometidos com a sociedade, no meio científico e técnico. A robótica é um diferencial na nossa instituição, consta como disciplina em todas as nossas escolas, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades para seguirem carreiras com futuro promissor e uma excelente ferramenta na formação ética, pessoal e profissional dos estudantes, pois estimula e trabalha habilidades como liderança, trabalho em equipe e comunicação. Aspectos que são imprescindíveis para esses adolescentes,” pontuou a superintendente.

A professora de robótica da Escola SESI Marly Sarney, Conceição Oliveira, acredita que o torneio promove nos alunos não só o interesse pela ciência, mas também desenvolve uma série de valores essenciais para o convívio. “Essa oportunidade que os alunos do SESI recebem é maravilhosa, pois eles têm a chance de produzir e dividir conhecimento por meio da participação nessas competições e torneio dentro e fora do Estado. Essa é uma experiência fantástica no sentido de aliar o conhecimento em prol de melhorar a vida do próximo e também por despertar nos jovens o interesse pela formação científica e tecnológica”.

O aluno Matheus Costa, da Escola SESI Anna Adelaide Bello, de São Luís, a expectativa para a competição é grande, assim como a disposição para lutar pelo primeiro lugar. “Estamos todos ansiosos e confiantes. Estamos trabalhando no projeto teórico e prático já tem seis meses. Nós pesquisamos bastante e nosso projeto ficou interessante para contribuir com a proposta do torneio”.

DESAFIO DO ROBÔ – O Festival de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) tem três etapas, entre elas, o desafio de robôs; desenvolvimento de um projeto escrito com a temática da competição, ‘Animals Aliens’, onde a equipe terá que identificar um problema na relação ‘Homem x Animal’ e propor solução para tal.
O projeto idealizado pelos alunos do SESI de São Luís e que será apresentado na competição implica na criação de uma coleira e um aplicativo de celular (vulgo app) chamado Dog´s Heart, que monitora o batimento cardíaco do cachorro, usando a tecnologia bluetooth, que será muito útil para quem já tem cachorros com idade avançada.
Já a equipe Robotic´s Angel, de Imperatriz, apresentará o projeto Thermal Cage (Gaiola Térmica), que consiste em resfriar o ambiente onde os passarinhos são abrigados, pois por meio de pesquisa, constataram que a maioria dos pássaros domésticos são alojados em locais inadequados e sofrem com o excessivo calor no seu corpo, causa da maioria das mortes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias