São Luís a Icatu

Ferryboat terá nova rota

Projeto ligará São Luís a Icatu. O percurso vai demorar uma hora a menos, desafogando a BR-135

Por: Viviane Passos
Foto: Reprodução

Um projeto visa am­pliar os serviços de ferryboats no Ma­ranhão, que hoje compreende os terminais de Ponta da Espera (São Luís) e Cujupe (Alcântara). Inicialmente, a proposta para o transporte aquaviário pre­via a conexão entre São José de Ribamar e Icatu, porém a costa marítima da zona ru­ral de São Luís apresentou melhores condições de na­vegabilidade.

Concebido há mais de um ano, o novo sistema vai li­gar, por mar, São Luís a Icatu e à região do Munim, com transporte de ferryboats. O percurso demora uma hora a menos, desafoga a BR-135 e aumenta o fluxo para Bar­reirinhas e demais municí­pios da Rota das Emoções. O projeto de iniciativa do Go­verno do Estado, por meio da Agência Estadual de Trans­porte e Mobilidade Urbana (MOB), cria atracadouros, com rampa e abrigo para passageiros, nos dois pon­tos que conectarão a Ilha de São Luís ao município de Icatu.

Estudos de viabilidade técnica apontaram que a me­lhor opção para instalação do atracadouro em São Luís seria na baía da região da zona rural, considerando os critérios de localização ge­ográfica e profundidade do canal. “A ideia era fazer as ligações de São José de Ri­bamar a Icatu, mas as condi­ções de navegabilidade não seriam boas. Então, será fei­to em São Luís, de Arraial/ Quebra-Pote até Icatu, que apresenta boa profundida­de e as condições de maré são mais adequadas”, afir­mou o presidente da MOB, Artur Cabral.

Atracadouro Icatu

Em Icatu, o atracadouro fi­cará localizado no povoado de Santa Maria, a 22km da sede, localidade do marco inicial da colonização por­tuguesa no Maranhão. A tra­vessia de São Luís a Icatu também deverá proporcio­nar a diminuição no tempo de viagem para Barreirinhas. O projeto ajudará a impul­sionar o desenvolvimento econômico do Polo do Mu­nim, que integrará o rotei­ro complementar da Rota das Emoções, que vai de Bar­reirinhas (Maranhão), pas­sando por Parnaíba (Piauí) até chegar em Jericoacoara (Ceará).

De acordo com o presiden­te da MOB, Artur Cabral, parte dos estudos de engenharia já foi concluída. “Estamos finali­zando a engenharia para via­bilizar o acesso para os dois lados. A parte de maré, pro­fundidade e correnteza já fo­ram concluídas. Os estudos de engenharia de acesso terrestre que envolvem rampa e termi­nais de passageiros estão em andamento”, informou.

Após a conclusão da etapa de engenharia, será feita uma convocação pública para o re­cebimento de propostas para o serviço de ferryboats. O Gover­no do Estado oferecerá como contrapartida de investimento o acesso de embarque e desem­barque e as empresas ficarão responsáveis pelo investimento em embarcação e atracagem. Segundo a MOB depois de fi­nalizada a última fase, o ser­viço deve entrar em operação no início do segundo semes­tre de 2017.

Ponta da Espera e Cujupe

Com viagens diárias nos Termi­nais de Passageiros de Ponta da Espera, em São Luís, e de Cujupe, no município de Alcântara, os fer­ryboats transportam passageiros, ônibus, caminhões e veículos le­ves. O sistema atual de transpor­te de ferryboat liga a Ilha de São Luís com a Baixada Maranhen­se e com a Região Norte do país.

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), responsável pela infraestrutura dos terminais, em parceria com a Agência Estadual de Mobilida­de Urbana, iniciou as melhorias anunciadas para os terminais existentes.

A nova estrutura para o Ter­minal do Cujupe, em Alcântara, contará com um posto da Polí­cia Mili­tar, lojas de conveniên­cias, alojamen­to para funcionários, auditório, estacionamentos privativos, a inserção de mais uma rampa no sentido Sul, a du­plicação da passarela no senti­do Norte, sendo todas as áreas sinalizadas e adaptadas para re­ceber pessoas com deficiência.

Em São Luís, o projeto do Ter­minal da Ponta da Espera conta com área de vivência com salão de embarque, lanchonetes, ba­nheiros e fraldário, acesso se­guro para pessoas com mobi­lidade reduzida e wifi.

A primeira fase do plano de transformação do Terminal do Cujupe (instalação de 365 me­tros de área coberta linear), en­tregue em dezembro, foi reali­zada com o objetivo de proteger os usuários do sol e da chuva, ampliando o serviço de atendi­mento ao público. As passare­las são duplicadas, de modo a contemplar embarque e desem­barque simultâneos. A ordem de serviço para o início da segunda etapa, que vai erguer um novo terminal, será assinada ainda este mês.

'Gravação é imprestável como prova", diz perito de Temer

Molina explicou que a gravação foi feita em qualidade muito baixa e o áudio apresenta descontinuidades.

TJ-MA inaugura o Fórum de Viana nesta quinta (25)

O novo prédio – localizado na Avenida Luís de Almeida Couto, bairro Barreirinhas – tem dois pavimentos, com área total construída de 1.193,58 m²

Sobe para nove o número de fugitivos capturados

Dos 32 presos que saíram da unidade de ressocialização, nove foram recapturados e três acabaram mortos em trocas de tiros. Polícia segue em busca dos 20 restantes

Casamento comunitário reúne 192 casais no MA

Os custos dos processos de habilitação, o registro e as certidões serão ressarcidos aos cartórios pelo Poder Judiciário, com recursos do Fundo Especial das Serventias de Registro Civil das Pessoas Naturais do Maranhão (FERC)

Pedido de afastamento de Temer deve ser protocolado até quinta

OAB acredita que presidente cometeu crime de responsabilidade

Temer desiste do pedido de suspensão de inquérito

A abertura do inquérito sobre Temer por corrupção passiva, organização criminosa e obstrução da Justiça foi autorizada pelo ministro Edson Fachin na quinta-feira (18)

Ifma divulga lista de excedentes para cursos

Matrículas dos excedentes podem ser feitas entre os dias 23 e 26 de maio no campus de São José de Ribamar

São Luís recebe o brasileiro de quadrilhas

Capital maranhense será sede da 5ª edição do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas. Evento ocorre de 3 a 6 de agosto na Praça Maria Aragão

Leia coluna ‘Aparte’, por Felipe Klamt

Temporariamente adiado o anúncio oficial da pré-candidatura de Roseana Sarney ao governo do estado com o rebulício político no país.

Laerte é uma das mais instigantes artistas brasileiras

Cuxá e toc-toc são adaptações exclusivas maranhenses

Essas iguarias presentes na mesa dos maranhenses, principalmente daqueles que moram no litoral, são delícias que ainda têm origens desconhecidas

Anitta confirma parceria musical com maranhense

Nesse fim de semana, Pabllo e a cantora carioca apareceram juntos produzindo material para a divulgação da canção que tem produção de Diplo e Major Lazer

Maranhense competirá em Festival de Arqueria

A arqueira Tainá Maia é a única maranhense no grupo de cinco brasileiros selecionados para representar o Brasil em campeonato

Rafael Suzuki conquista 4º lugar em Santa Cruz

Piloto da Cavaleiro Sports fez grande corrida e cruzou a linha de chegada em 6º, mas herdou duas posições após punições a outros dois pilotos. Com isso, somou 14 pontos e subiu para 12º no campeonato

5 dicas para você despertar o seu lado mais sensual

Aproveitamos a passagem da sex coach Tarciana Chuvas por São Luís para pegar umas dicas de como seduzir o parceiro ou a parceira da melhor forma

VEJA MAIS