ENTREVISTA

Coletivos de São Luís terão botão do pânico contra assaltos

Em entrevista, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, fala sobre projetos futuros para garantir fluidez no trânsito da capital

Em entrevista a O Imparcial, o secretário municipal de transito e transportes, Canindé Barros falou sobre um dos temas de mais interesse aos usuários do transporte público, a renovação da frota de ônibus. Através da licitação do transporte público, efetivada após um longo planejamento e um profundo estudo do sistema de transporte que começa a reformular o transporte publico, facilitando o acesso das pessoas e otimizando o tempo das viagens. A renovação da frota colocou em circulação 47 ônibus novos, com ar condicionado nos primeiros dias tendo essa quantidade aumentada na última sexta (14), com a chegada de mais 102 veículos, entregues na passarela do samba, Anel Viário.
– Qual era o percentual de fraude do sistema?
Canindé Barros – “O sistema de transporte estava praticamente falido, as fraudes chegavam a 35% e a maior parte era na gratuidade. Para combater essas fraudes tivemos que implantar a biometria facial, para ter a margem de pessoas que utilizava indevidamente o cartão de transporte”.
– Como foi o passo a passo de modernização do sistema de transporte?
Canindé Barros – “ Por meio das ações de modernização como a biometria facial, possibilitamos recursos como a recarga embarcada, onde o usuário não é obrigado a ir até o terminal para recarregar seu cartão, outro ganho foi a implantação do bilhete único, que dependia da biometria para começar a funcionar, por que através desse novo sistema pudemos implantar também o GPS, ferramenta fundamental para o funcionamento do bilhete único. Feito isso partimos para a licitação do sistema de transportes, através de uma consultoria formalizamos o edital, discutimos com a população através de audiências publicas e posteriormente se precisava da aprovação de uma lei autorizativa para o andamento da licitação, essa lei foi aprovada em dezembro de 2015, o que sucedeu os seguintes processos da licitação que hoje está concluída”
– Quais outras ações serão efetivadas para a melhoria do sistema?
Canindé Barros – “Melhoria de sistema de transporte não se resume a só colocar ônibus novos, existe todo um projeto que deve mexer na malha viária, modificar alguns pontos críticos da cidade que são entorno e 40 que precisam de obras imediatas, mas devido ao momento financeiro que o país vive, ao invés de grandes obras, como os elevados você precisa usar a criatividade, como a exemplo da obra da Forquilha, onde em parceria com o governo do estado onde se gastaria mais de 100 milhões para se fazer um elevado que não resolveria os problemas de trânsito naquele ponto. Estamos tirando a rotatória e dando lugar a um cruzamento semafórico de dois tempos e que não mexe só na rotatória da Forquilha, vai até as imediações do João de Deus e em direção a Maioba e Maiobão e segue até o terminal da Cohab.”
– Além das obras maiores, nas avenidas, estão sendo realizadas também modificações em bairros. Fale mais sobre essas modificações?
Canindé Barros – “Vamos iniciar agora a sinalizações em bairros, no Coroadinho, Renascença indo até a lagoa que precisa de sinalização horizontal e vertical, vamos partir também para sinalizar Cohama, Vinhais, Anjo da Guarda, Cidade Olímpica, Cidade Operária, Jardim América, todas essas áreas que foram asfaltadas agora receberão as sinalizações necessárias”.
Dentro do assunto fluidez do trânsito, que é o que ainda atrapalha a vida de muitas pessoas no percurso para trabalho, escola e outros afazeres, o secretário destacou que ainda precisam ser feitas algumas alterações, e a partir delas, a rapidez tanto do transporte público como de carros particulares será maior nas avenidas da capital.
“Dentro desse projeto para a melhoria do transito está previsto por exemplo as faixas preferenciais para que se possa ter uma mobilidade maior do transporte coletivo, São Luis antigamente tinha uma velocidade muito baixa do transporte coletivo, hoje esse aumento já vem crescendo, junto às faixas preferenciais virão também a sinalização semafórica com laços eletrônicos, que são ferramentas que possibilitarão que o ônibus tenha prioridade no cruzamento a partir do momento que o ônibus passe pelo laço terá um tempo e encontrará o sinal aberto.”, explica Canindé. “Em obras de avenidas estaremos entregando nos próximos dias também na Avenida dos Franceses embaixo do elevado do café, seguindo os modelos de outros retornos já existentes como próximo ao shopping São Luis onde o motorista se desloca até o ponto mais a frente para realizar o retorno e assim o fluxo intenso é diminuído”
O bilhete único e o cartão criança foram benefícios voltados a facilitar o transporte das pessoas com mais comodidade. Como tem sido a utilização dessas ferramentas?
Canindé Barros – “O bilhete único já chega a mais ou menos 4 milhões de pessoas que já utilizam, então o bilhete é bastante utilizado principalmente pelos estudantes e claro as pessoas que tem o cartão vale transporte, a melhora foi significativa desafogando os terminais de integração. O cartão criança nasceu de uma preocupação muito grande com as crianças da capital, devido aos constrangimentos que elas passavam tendo que pular ou passar por baixo de catracas nos ônibus, então a partir do projeto que foi transformado em lei, conseguimos implantar no sistema. Agora as crianças tem o seu cartão, com dois responsáveis devidamente cadastrados e isso facilitou demais na mobilidade delas pela cidade. Só nos dois primeiros dias forma 400 crianças que já estavam tirando o cartão, iniciamos no terminal Cohama/Vinhais e estenderemos conforme a necessidade, lembrando que as pessoas podem requerer o cartão no próprio terminal e sai na mesma hora”.
A partir da licitação as empresas devem assumir esse serviço, já existe uma previsão para requalificação desses espaços?
Canindé Barros – “Nós já passamos a sessão de uso para as empresas, que já cuidam da parte de segurança dos terminais assim como limpeza e serviços básicos, agora as empresas apresentarão um cronograma de desembolso das melhorias dos terminais, o que é isso, vai ser nova pintura, retelhamento instalação elétrica entre outras obras, mas independente disso já estão trabalhando nos banheiros, reformando todos e eu acredito que agora se terá uma nova visão sobre essa manutenção agora que o custo partirá das empresas”.
Os abrigos que foram instalados trazem acessibilidade e mais conforto aos usuários. Existe uma estimativa de quantos ainda serão instalados?
Canindé Barros – “Nós já instalamos 100 abrigos e pretendemos até o fim do ano conseguir instalar 200, em bairros que precisam como João Paulo, Anil, Vila Embratel, Gapara e vários outros”
Fale mais sobre o Centro de Controle Operacional (CCO), como vai funcionar?
Canindé Barros – “O CCO vai funcionar dentro da secretaria com câmeras e controle a partir do GPS nos coletivos e vai proporcionar um maior controle sobre os ônibus que estarão circulando na cidade, a partir do centro de controle vamos fiscalizar se os empresários estão cumprindo as ordens de serviço, se ele tem 15 carros para rodar naquela linha de cinco em cinco minutos esse número deverá ser cumprindo, caso contrario uma multa será aplicada. Ao lado disso teremos o monitoramento do transito da cidade, ou seja, câmeras espalhadas nos principais corredores para que se tenha uma ação mais rápida dos agentes”.
O secretario Canindé Barros destacou também duas ferramentas que serão implantadas nos próximos meses e que possibilitarão o planejamento da viagem e percurso a ser seguido assim como a maior segurança dentro dos coletivos.
“Nós já estamos trabalhando para a implantação do aplicativo Meu Ônibus, que alinhado ao sistema de transporte da capital possibilitará ao passageiro saber os horários dos ônibus nas paradas e os pontos de embarque mais próximos de onde está, colocando o passageiro como gerenciador da rota dos ônibus em tempo real, e até os turistas que visitam a capital saberão as rotas dos ônibus e se programarão antes de sair. Outro recurso que será disponibilizado a partir do Centro de Controle Operacional (CCO), é o botão de pânico, presente em todos os ônibus que circulam na cidade, o que é isso, os ônibus terão um botão silencioso que fará alarme quando estiver acontecendo um assalto dentro do coletivo e o CCO estará interligado ao Ciops, assim em cinco minutos uma viatura da Polícia Militar que estiver mais próxima chegará, apenas o motorista saberá onde o botão está localizado”. Com isso o secretario garante que as viagens serão mais seguras, e os índices de assaltos a coletivos diminuirão, permitindo ao usuário do transporte publico chegar ao seu destino com segurança e rapidez.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias