MAIO AMARELO

Operação Lei Seca chega a mais quatro regiões do estado

Os municípios envolvidos na nova etapa da Operação Lei Seca foram Codó, Coroatá, Itapecuru, Chapadinha e Brejo

Fiscalização da Lei Seca

Mais uma etapa de fiscalização da Lei Seca será realizada nos municípios do interior. As blitzen, coordenadas pelo Detran-MA e as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), ocorrerão ao longo das próximas duas semanas em quatro grandes regiões do estado. A ação integra a programação do Detran-MA em apoio ao movimento ‘Maio Amarelo’.

A intensificação da Operação Lei Seca nos municípios maranhenses é uma das prioridades do governo Flávio Dino e tem como objetivo reduzir o elevado número de acidentes no interior do Maranhão, principalmente os envolvendo motos. Com apenas 3,3% da frota de motocicletas de todo o país (809.876 segundo os dados do Detran-MA), o Maranhão ocupa atualmente o primeiro lugar no ranking de acidentes fatais envolvendo motociclistas, respondendo por 9,7% dos registros.
“Estamos dando sequência à intensificação da Operação Lei Seca em todo o Maranhão. A cada etapa mudamos a região, buscando fortalecer o trabalho de conscientização para o trânsito, principalmente para o uso de capacete, já que nos municípios do interior há uma incidência muito grande de motociclistas rodando sem os equipamentos de segurança obrigatórios”, destaca o diretor geral do Detran-MA, Antônio Nunes.
Esta será a terceira etapa da Operação Lei Seca realizada este ano no interior do Maranhão. Em fevereiro, durante o carnaval a equipe da Lei Seca esteve presente em 11 municípios do interior, entre eles, Imperatriz, Caxias e Timom. Em março foi a vez da Região Sul do Estado: Balsas, Pastos Bons, São João dos Patos, Paraibano e Presidente Dutra. Em Balsas, só nos primeiros dois dias de fiscalização da Lei Seca quase 100 motos foram apreendidas. A maioria das apreensões ocorreu devido condutores serem flagrados sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os municípios escolhidos para essa nova etapa da Operação Lei Seca (Codó, Coroatá, Itapecuru, Chapadinha e Brejo) são cidades importantes das Regiões dos Cocais, Centro Oeste do Maranhão, Baixo Parnaíba e Alto do Munim. Segundo o Detran-MA, a frota total destes municípios é de aproximadamente 60 mil veículos, sendo mais de 60% de motocicletas. Além da fiscalização, a Operação Lei Seca tem caráter educativo e pretende orientar os condutores sobre o perigo de dirigir após ingerir bebidas alcoólicas. A Operação Lei Seca será feita em parceria com a Polícia Militar, por meio da Companhia Rodoviária Independente (CPRVInd), e com os Departamentos Municipais de Trânsito.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias