Talento maranhense

Professor da UFMA lança livro de contos em Portugal

Além da tradicional sessão de autógrafos, a solenidade teve em sua programação um sarau e um pocket show

Reprodução

O escritor e professor de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFMA, Marcelo Pagliosa, lançou, na noite de quarta-feira, 29, o livro “Contos para Insônia”, publicado pela Editora 7 Letras. O evento ocorreu na Livraria Ler Devagar, em Lisboa, capital de Portugal, com participação de vários escritores e acadêmicos.

Além da tradicional sessão de autógrafos, a solenidade teve em sua programação um sarau e um pocket show, realizado pela cantora francesa Ludivine Maupertuis. A obra, que tem a apresentação escrita pelo poeta pernambucano e organizador da Balada Literária de São Paulo, Marcelino Freire, é composta por cinquenta e nove contos curtos. Contos para Insônia foi lançado em terras lusitanas pelo fato de o docente estar em curso de Pós-Doutorado em História da África, na Universidade de Lisboa, segundo o próprio escritor.

Marcelo Pagliosa também tem intenção de trabalhar a obra em várias cidades brasileiras, a começar pela capital maranhense. “Contos para Insônia teve ótima aceitação nas livrarias de Lisboa. A partir de maio, ao retornar ao Brasil, farei o lançamento do livro em São Luís, São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Paraty, Fortaleza, João Pessoa, Garanhuns e Cascavel. Não vejo a hora de poder apresentá-lo aos maranhenses, terra de grandes escritoras e escritores. Faço questão de começar essas andanças literárias na Ilha Encantada”, exaltou Pagliosa.

Na exposição da obra, o ficcionista discorreu sobre a experiência brasileira em textos literários curtos, como haicais, microcontos, entre outros. A explanação também contemplou autores como Lygia Fagundes Telles, Alice Ruiz, Paulo Leminski, Celso Borges e Cuti.

A parceria com autores portugueses e de diversos países africanos é também um dos objetivos da estadia em Portugal, “Tive o privilégio de participar de diversos eventos literários, fazer contatos importantes com escritoras e escritores, além de professores de literatura, sobretudo africana, da Universidade de Lisboa. A Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFMA possui o eixo interdisciplinar ‘Literatura Africana e Afro-Brasileira’ e esses contatos possibilitarão o desenvolvimento de projetos em parceria com muitos dos grandes nomes da literatura portuguesa e de países africanos em que a língua oficial é a portuguesa”, finalizou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias