Cultura

Grupo Lamparina divulga a cultura maranhense em São Paulo

O Grupo foi escolhido pela Secretaria de Turismo como atração principal para representar o Maranhão e o Brasil em viagens à França, Argentina, Peru e Colômbia

O Grupo Lamparina está mais uma vez de malas prontas para levar os ritmos e cores maranhenses para fora do nosso Estado. O próximo destino do Grupo será a capital paulista, onde participará de eventos nos setores de viagens e turismo representando a cultura maranhense.

A viagem tem como objetivo atrair mais turistas para São Luís, promovendo o destino em duas importantes ações que ocorrerão na próxima semana, em São Paulo. O Grupo Lamparina se apresentará no Mercado Municipal de São Paulo e no principal evento do setor de viagens e turismo da América Latina, a feira de turismo World Travel Market Latin America (WTM), que acontece no Expo Center Norte, de 4 a 6 de abril.

O Grupo já realizou diversas apresentações e intercâmbios culturais divulgando a cultura maranhense, sendo escolhido pela Secretaria de Turismo como atração principal para representar o Maranhão e o Brasil em viagens à França, Argentina, Peru e Colômbia.

De acordo com a secretária de Turismo, Socorro Araújo, serão duas oportunidades de encantar o público com a cultura maranhense. “No Mercadão, em que a atividade é voltada para os turistas em geral e na WTM, que é para especialistas do setor de turismo. Serão três dias muito produtivos para o turismo da nossa cidade. Levar o Grupo Lamparina é levar a nossa cultura viva”, explica a secretária.

O Lamparina será atração cultural demonstrando os principais ritmos e manifestações do Maranhão, passando pelo Divino, Tambor de Crioula, Bumba Meu Boi em seus diversos sotaques (orquestra, Pindaré, zabumba e matraca), Dança do Coco, entre outros. Durante a realização do show será mantido um contato direto com o público com a breve explicação do ritmo maranhense a ser executado, e ainda haverá troca de indumentárias e performance de atores-dançarinos que interpretarão poesias maranhenses. A proposta de encerramento do show é executar quadrilhas, onde o Grupo convidará o público para entrarem na festa, tornando o show muito mais dinâmico e interativo.

Formado há dez anos com a proposta de resgatar a musicalidade brasileira, sobretudo a maranhense, o Lamparina conquista o público pela originalidade e criatividade musical, com canções de compositores como Paulinho Oliveira, Wellington Reis, Raimundo Makarra, César Teixeira, Ubiratan Sousa e João do Vale. Apesar do repertório base, o Grupo inova nas apresentações, inclusive no aspecto do figurino, indumentárias, maquiagem, coreografias e acessórios.

Paulinho Oliveira, idealizador do Grupo, explica que a escolha para representar o Maranhão é fruto do trabalho construído ao longo de 10 anos participando de feiras, intercâmbios culturais, exposições e festas tradicionais. “As viagens estão sendo fundamentais para ampliarmos os horizontes do nosso trabalho e crescer como artistas, nos apresentando nos palcos do Brasil e do mundo, para diferentes tipos de público, nas quais há a preocupação em manter a mesma qualidade técnica, visual, musical e artística que nesses anos o Grupo vem ao longo desses anos exibindo. É isso que nos faz artistas completos e sempre prontos para novos desafios. Cada viagem é uma nova experiência e isto, nós vamos adicionando ao nosso projeto, sem jamais nos afastar de nossas raízes, que, aliás, é a essência de tudo”, complementa Paulinho Oliveira.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias