LUTA POR DIREITOS

Dia Internacional da Mulher e seus significados

Entre tantas homenagens que são prestadas a mulheres do mundo todo, o verdadeiro significado da data passa despercebido aos olhos da sociedade.

Reprodução

Hoje, no dia 8 de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Entre tantas homenagens que são prestadas a mulheres do mundo todo, o verdadeiro significado da data passa despercebido aos olhos da sociedade. Mas então, você sabe a história por atrás da data?

Diversas histórias remetem à criação do Dia Internacional da Mulher, alimentam o imaginário da sociedade. A luta pelos direitos femininos começou em 1897, com a fundação da União Nacional pelo Sufrágio Feminino por Millicent Fawcett, uma educadora britânica. O movimento questionava o fato de que as mulheres do final daquele século serem consideradas incapazes de assumir postos de importância na sociedade inglesa, além de serem vistas como incapacitadas de votar.

Após isso, o movimento alcançou o outro lado do Oceano Atlântico, e o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América. No mesmo ano, 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo horas de trabalho mais curtas, melhores salários e direitos de voto.

Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um Dia Internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada. No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da Revolução russa de 1917. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução de Fevereiro.

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado pela primeira vez pelas Nações Unidas em 1975. Em dezembro de 1977, a Assembléia Geral aprovou uma resolução proclamando o Dia das Nações Unidas para os Direitos da Mulher e Paz Internacional a ser observado em qualquer dia do ano pelos Estados Membros , De acordo com suas tradições históricas e nacionais.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias