CIÊNCIA

Brasileiros descobrem duas novas chuvas de meteoros

Descoberta inédita foi realizada por grupo de monitoramento após três anos de coleta de dados

Reprodução

O Meteor Data Center, órgão ligado à União Astronômica Internacional incluiu na segunda-feira (20), pela primeira vez na sua lista geral de chuvas de meteoros, duas descobertas feitas por brasileiros. As chuvas foram batizadas de Epsilon Gruídeos (Epsilon Gruids – EGR) e a Caelideos de Agosto (August Caelids – ACD), e estão localizadas nas constelações do Grou e do Cinzel, respectivamente.

As descobertas couberam à Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON que desde 2014 tem realizado um trabalho de monitorar os céus do país, registrando os meteoros que surgem. Atualmente a rede conta com 82 estações de monitoramento, distribuídas em 19 estados do Brasil, incluindo no Maranhão. E ao longo deste tempo de atuação, construiu um banco de dados contendo registros em vídeos de mais de 86 mil meteoros.

Os trabalhos tiveram início no final de 2016. Os pesquisadores Carlos Di Pietro (São Paulo – SP) e Marcelo Zurita (João Pessoa – PB) observaram que um grupo de meteoros parecia surgir de um único ponto no céu, bem na constelação do Grou. Mas confirmar uma nova chuva de meteoros não é tarefa fácil. Vários testes tiveram que ser empregados, envolvendo uma análise matemática sofisticada.

No final de janeiro de 2017, outro integrante da BRAMON, Lauriston Trindade (Maranguape – CE) integrou o grupo de pesquisa com objetivo de tocar os cálculos e conseguir a validação da descoberta. “Foram centenas de cálculos, envolvendo milhares de meteoros. Foram dezenas de leituras de artigos para o entendimento dos cálculos. Ferramentas matemáticas tiveram que ser totalmente desenvolvidas para facilitar o trabalho. Foi um mês de trabalho dedicado. E para a alegria de todos, não só foi possível validar o primeiro grupo descoberto, como acabei encontrando um segundo grupo válido. Carlos Di Pietro conferiu todos os cálculos e os aprovou. Assim, a BRAMON estava prestes a conseguir a descoberta de duas chuvas de meteoros”, disse Lauriston.

De posse dos dados orbitais das duas “chuvas” o Meteor Data Center foi comunicado, no último dia 9 de março, sendo que em 20 de março, as duas novas chuvas descobertas pela BRAMON foram incluídas na lista oficial da União Astronômica Internacional – IAU. Tanto a Epsilon Gruídeos quanto a Caelideos de Agosto foram inclusas com o status “Working pro tempore”. Por serem “chuvas” com baixa taxa de ocorrência de meteoros, ainda carecem de mais observações, que agora serão feitas por outros observadores espalhados pelo mundo.

No Maranhão atualmente, existe apenas 01 estação de vídeo monitoramento de Meteoros em plena atividade. A mesma está instalada em São Luís e é operada pelo atual Presidente da Sociedade de Astronomia do Maranhão (SAMA), Wendell dos Santos Monteiro. A Estação de vídeo monitoramento é designada com as iniciais WSM1/MA e está direcionado a Leste do Estado com o intuito de registro simultâneos com outra estação alocado na cidade de Cocal-PI, operado por Leandro Carvalho.

Descobertas desta natureza têm grande importância para a comunidade científica, pois mostram o poder de uma rede de pesquisa voluntária e colaborativa, formada por cidadãos comuns que tem interesse em produção e divulgação científica.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias