GEOPOLÍTICA

“O Brasil é o país latino-americano mais espionado pelos Estados Unidos”, diz Assange

O Brasil seria muito espionado por ser a maior economia da região e ter uma grande reserva de petróleo

Por: lucashadade
Foto: Reprodução

A afirmação veio de Julian Assange fundador da Wikileaks – “O Brasil é o país latino-americano mais espionado pelos Estados Unidos”.

Segundo Assange a razão para a espionagem ao Brasil ser maior em relação a outros países da latino-americanos, é o fato da nação ter a maior economia da região, segundo informações do blog Nocaute.

“Tem uma economia maior. O Brasil é simplesmente mais importante economicamente.”, apontou Julian Assange, que está desde 2012 na embaixada do Equador em Londres.

O ativista reconhece um enorme interesse dos Estados Unidos no petróleo brasileiro, principalmente no pré-sal.

Assange também revelou que presidente Michel Temer, que chegou ao poder como vice da ex-presidente Dilma Rousseff, teria oferecido à missão diplomática dos Estados Unidos informações estratégicas sobre o país.

A inteligência dos Estados Unidos teria retomado seus massivos programas de espionagem as comunicações dos países ibero-americanos, explicou Julian Assange.

Assange afirmou que Temer teria mantido reuniões confidenciais na embaixada dos Estados Unidos, durante as quais teria fornecido dados políticos.

“Não falo dele [Temer] ser um espião pago; sim de trocar informações por apoio político”, pontuou Assange.

Em julho de 2015, Assange disse que os gigantes da Internet Google e Facebook contribuíram em grande medida para à coleta de dados destinada a Agência de Segurança Nacional – órgão do governo americano (NSA, sigla em inglês).

Na oportunidade, Assange também incentivou líderes locais a evitarem a vigilância eletrônica de Washington, criando seus próprios buscadores e redes sociais, como alternativas ao Google, Facebook e Twitter, como fizeram, por exemplo, a Rússia e a China.

Cirurgias por traumas sobem entre 40% e 60% no carnaval

No carnaval de 2016, por causa do bafômetro e da lei mais rigorosa, caiu de modo significativo o número de mortes nas rodovias federais.

Gabaritos do Enade 2016 já estão disponíveis

Na edição do ano passado, foram avaliadas as áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins

Selecionados do ProUni têm até hoje para comprovar dados

O estudante deve apresentar seus documentos originais e de integrantes da família, quando for o caso, na instituição para a qual foi selecionado

UFMA abre seletivo para processo de produção pedagógica

As inscrições devem ser feitas na Coordenação do Curso de Nutrição, até o dia 3 de março de 2017, das 8h às 12h e das 14h às 17h

Coral abre inscrições para novos integrantes

Somente pessoas maiores de 18 anos poderão participar do coral; a primeira reunião será no dia 21 de março deste ano

Abertas as inscrições para Colóquio de Mídia na Amazônia

As cidades amazônicas, hoje, elaboram novos processos de interação capazes de ampliar e dissolver fronteiras físicas e simbólicas.

Maranhão e Piauí discutem parcerias

Gestores consideram a troca de experiências e a integração importante porque os dois estados têm realidades muito parecidas

Internautas elegem Companhia da Picanha a que melhor serve churrasco

Durante oito dias de votação pouco mais de 2 mil internautas participaram. A escolha do estabelecimento foi feito em meio a sugestões de churrascarias e restaurantes da cidade

Saiba o que abre e fecha nos dias de folia

Durante o carnaval, você precisa ficar atento ao que abre e fecha nos dias de festa

Defensoria recomenda que Prefeitura não puna o Uber

DPE enviou recomendação para que a Prefeitura se abstenha de aplicar multa ou apreender veículos destinados ao aplicativo

Justiça proíbe o uso de paredões de som

A ideia é prevenir e combater a poluição sonora na cidade

Mega-Sena pode pagar R$ 25 milhões nesta quinta

O sorteio acontece às 20h (horário de Brasília). A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h 

VEJA MAIS